INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC



Título: FACEWORK VIA E-MAIL: INTERAÇÃO ESTRATÉGICA NO ENSINO A DISTÂNCIA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): ELIZABETH VARGES DE SOUZA

Colaborador(es):  EDISON LUIS GASTALDO - Orientador
MARIA DO CARMO LEITE DE OLIVEIRA - Coorientador
Número do Conteúdo: 22092
Catalogação:  26/09/2013 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=22092@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=22092@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.22092

Resumo:
A educação a distância mediada pelo computador proporciona variadas formas de interação. Os cursos oferecidos nesta modalidade diferem tanto conceitual quanto metodologicamente no que concerne sua elaboração, implementação e aperfeiçoamento. Porém, aparentemente, tais questões não são o calcanhar-de-aquiles da EaD, posto que muito tem sido estudado e debatido sobre o processo de aprender a aprender, o desenvolvimento da autonomia do aluno, o trabalho colaborativo e o papel do professor neste novo ambiente. A transformação realmente significativa após a inserção das tecnologias da comunicação e da informação no cenário educacional se deu na forma de se comunicar e de interagir, posto que foi a crescente facilidade de acesso à Internet, juntamente com o desenvolvimento de aplicativos e diferentes ambientes de aprendizado online, o que possibilitou novas e diversificadas formas de interação, ampliando o leque de possibilidades de comunicação. Portanto, é a partir de questionamentos acerca de como os processos interacionais ocorrem no ambiente institucional online e como as pessoas, no caso desta pesquisa, os alunos, negociam significados e constituem suas posições sociais é que trarão uma nova perspectiva de entendimento da aprendizagem mediada pelo computador. Assim, tendo como suporte metodológico as questões de face e do manejo da impressão de Goffman, aliados aos pressupostos da sociolinguística interacional, como as pistas de contextualização e o footing dos interagentes, é que procedo às análises do conteúdo dos e-mails trocados entre alunos e mediadora, levando em consideração que as interações devem ser compreendidas dentro das limitações impostas pela tecnologia. Assim sendo, esta pesquisa objetivou, através de dois tipos distintos de análise, uma formal e outra discursiva, contribuir para um entendimento mais abrangente da utilização do e-mail tanto como um meio que possibilita atestar a dinamicidade das interações quanto compreender como questões relacionadas à face emergem e podem exercer um papel crucial no ensino-aprendizagem a distância.

Descrição Arquivo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTAS  PDF
CAPÍTULO 1  PDF
CAPÍTULO 2  PDF
CAPÍTULO 3  PDF
CAPÍTULO 4  PDF
CAPÍTULO 5  PDF
CAPÍTULO 6  PDF
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS  PDF
Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui