$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC|



Título: EVIDÊNCIAS DO PRÊMIO DE RISCO NO MERCADO DE CÂMBIO BRASILEIRO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): MARCELO BITTENCOURT COELHO DOS SANTOS

Colaborador(es):  MARCELO CABUS KLOTZLE - Orientador
Número do Conteúdo: 21911
Catalogação:  22/08/2013 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=21911@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=21911@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.21911

Resumo:
Esta dissertação tem como objetivo buscar evidências de prêmio de risco a partir do mercado de opções e de futuro de dólar no Brasil. Para isso dois ensaios foram realizados: um que mede o prêmio de risco por volatilidade no mercado de opções e outro que mede o prêmio de risco cambial no mercado futuro. No primeiro caso, o prêmio é estimado como o excesso de retorno de um portfolio protegido. No segundo caso, o prêmio é estimado com base na Teoria da Paridade de Juros ajustada a risco pelo modelo CGARCH-M. Verificou-se evidências de forward bias puzzle e de prêmio de risco por volatilidade e cambial ambos negativos e variantes no tempo. O primeiro é responsável por aumento nos preços das opções de moeda enquanto o segundo é consistente com a teoria de média-variância, ou seja, o investidor avesso ao risco requer mais retorno com o aumento do risco. Além disso, choques não antecipados possuem influência na determinação do componente de longo prazo da volatilidade do prêmio de risco cambial. Em momentos de incerteza global no mercado e aumento nas restrições de liquidez a volatilidade de curto prazo se eleva. Entretanto somente com o prêmio de risco não é possível explicar os preços viesados. Portanto, são necessários estudos futuros que envolvam tanto custo de transação, quanto o desenvolvimento de modelo econômico mais tratável para determinação da taxa de câmbio.

Descrição Arquivo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTAS  PDF
CAPÍTULO 1  PDF
CAPÍTULO 2  PDF
CAPÍTULO 3  PDF
CAPÍTULO 4  PDF
CAPÍTULO 5  PDF
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E APÊNDICES  PDF
Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui