XINFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital
Título: WHAT’S UP? COME JOIN US: INVESTIGATING THE DYNAMICS OF ADOLESCENT PEER GROUP FORMATION IN NARRATIVES OF INCLUSION AND EXCLUSION Autor: DAYSE MARIA OLIVEIRA DOS SANTOS TAVEIRA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
LILIANA CABRAL BASTOS - ADVISOR
Nº do Conteudo: 21051
Catalogação: 28/01/2013 Idioma(s): PORTUGUESE - BRAZIL
Tipo: TEXT Subtipo: THESIS
Natureza: SCHOLARLY PUBLICATION
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=21051@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=21051@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.21051
Resumo:
Título: WHAT’S UP? COME JOIN US: INVESTIGATING THE DYNAMICS OF ADOLESCENT PEER GROUP FORMATION IN NARRATIVES OF INCLUSION AND EXCLUSION Autor: DAYSE MARIA OLIVEIRA DOS SANTOS TAVEIRA
Nº do Conteudo: 21051
Catalogação: 28/01/2013 Idioma(s): PORTUGUESE - BRAZIL
Tipo: TEXT Subtipo: THESIS
Natureza: SCHOLARLY PUBLICATION
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=21051@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=21051@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.21051
Resumo:
This research puts its main focus on the dynamic process of inclusion and
exclusion in adolescent peer groups in the school context. Peer groups are constructed
as fluid and dynamic small groupings of friends, which relate to one another, forming
relationship nets. In this dynamic process, adolescents have to fit in and be accepted.
This does not always occur successfully because the same group which functions as a
binding element, may also promote exclusion. In this sense, the research aims at
listening to adolescents not only about the dynamic formation of those groupings, but
also about inclusion and exclusion processes. This ethnography-based study allies a
socio-historical perspective on identity construction in which identities are
constructed within a social, cultural and historical context, with a focus on the
analysis of narratives in interaction. For the analysis of narratives, this research uses
Labovian categories flexibly, namely, evaluation. It also observes narrative/identity
performance with a focus on evaluation and that observation is based on the
positioning approach to narrative analysis, which allows for the analysis of the ways
individuals position themselves in relation to their identities and the identities of their
interlocutors. The research frames the small community studied here as a
microcosmos which gives rise to a local perspective as well as intelligibility about
issues concerning youth culture, especially those concerning the processes of
inclusion and exclusion that take place within the dynamics of adolescent peer group
formation in school.
Descrição | Arquivo |
COVER, ACKNOWLEDGEMENTS, RESUMO, ABSTRACT AND SUMMARY | |
CHAPTER 1 | |
CHAPTER 2 | |
CHAPTER 3 | |
CHAPTER 4 | |
CHAPTER 5 | |
CHAPTER 6 | |
REFERENCES AND ANNEX |