$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC |



Título: A INTRODUÇÃO DE METAVERSOS NO PROCESSO DE ENSINO: FAZENDO SENTIDO DE MUNDOS VIRTUAIS NO CONTEXTO ORGANIZACIONAL DO ENSINO SUPERIOR
Autor: TATIANA MARIA BERNARDO DA SILVA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  JORGE FERREIRA DA SILVA - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 20725
Catalogação:  22/11/2012 Liberação: 22/11/2012 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=20725&idi=1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=20725&idi=2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.20725

Resumo:
A criação da World Wide Web (WWW) em 1992 permitiu a emergência de novas propostas pedagógicas e tornou a educação on-line mais acessível. A facilidade de uso da Web e a capacidade de apresentar ferramentas multimídias aumentaram o número de disciplinas que poderiam ser oferecidas on-line. Os computadores e a tecnologia da informação ampliaram oportunidades na educação e abriram o caminho para o uso de novos métodos educacionais. Essa mudança tecnológica exige uma mudança no papel exercido pelo professor, entretanto, a introdução dessas tecnologias no ambiente de ensino causa distúrbio no status quo, levando o indivíduo a ter que se reconfigurar e a percepção do mundo a que está ao seu redor também. Ele precisa reorganizar seu mundo de forma que o mesmo faça sentido novamente a ele, por meio do processo de sensemaking (WEICK, 1995; WEICK, SUTCLIFFE E OBSTFELD, 2005) os indivíduos reorganizam seu mundo. O sensemaking pode ser entendido como a interpretação que a pessoa faz sobre um evento que gerou um distúrbio no mundo a qual está acostumado, despertando um processo de reorganização de significados para entender o novo ambiente afim de que o mesmo faça sentido para ele. O objetivo deste estudo é entender como a introdução e o uso dos metaversos para o ensino afetam o ambiente de ensino a qual professores universitários estão acostumados e como eles reinterpretam e reorganizam seu mundo. O metaverso escolhido foi o Second Life dado o fato de ser o metaverso mais difundido no mundo (ANDREAS, TSITASOS, TERSIDOU E POMPORTSIS, 2010) e por algumas universidades adotarem este para o ensino (DE LUCIA, FRANCESE, PASSERO E TORTORA, 2009). Optou-se por um método qualitativo com a condução de entrevistas em profundidade, realizadas com professores de uma instituição de ensino superior da Região Sul. Suas opiniões e pontos de vista foram reunidos e avaliados por meio de análise do discurso como indicado no trabalho de Nicolacida- Costa (2007). Os resultados obtidos contribuem para uma compreensão mais profunda de questões específicas em relação ao uso de metaversos por professores, enquanto ao mesmo tempo, apontam possíveis fatores que podem facilitar a integração da tecnologia no ambiente.

Descrição Arquivo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTAS  PDF
CAPÍTULO 1  PDF
CAPÍTULO 2  PDF
CAPÍTULO 3  PDF
CAPÍTULO 4  PDF
CAPÍTULO 5  PDF
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E ANEXO  PDF
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui