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A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
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Coleção Digital
Título: PROJETO DE UM CONDICIONADOR DO AR DE ADMISSÃO PARA TESTES DE MOTORES Autor: MARVIN ALDO CHANCAN LEON
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
SERGIO LEAL BRAGA - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 20557
Catalogação: 09/10/2012 Liberação: 09/10/2012 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=20557&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=20557&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.20557
Resumo:
Título: PROJETO DE UM CONDICIONADOR DO AR DE ADMISSÃO PARA TESTES DE MOTORES Autor: MARVIN ALDO CHANCAN LEON
Nº do Conteudo: 20557
Catalogação: 09/10/2012 Liberação: 09/10/2012 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=20557&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=20557&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.20557
Resumo:
Os laboratórios projetados para testes de motores de combustão interna
trabalham sob normas que especificam métodos de ensaios aplicados
à avaliação do desempenho do motor. Um motor veicular testado em um
dinamômetro de bancada possui equipamentos auxiliares necessários para
garantir condições de ensaio específicas, tal como a temperatura do ar de
admissão, que deve ser mantida dentro dos valores indicados nas condições-padrão de referência da aplicação pretendida. Diante deste cenário,
é evidente a importância de um estudo dos sistemas de condicionamento
presentes nas salas de testes de motores. Esta dissertação apresenta o projeto,
dimensionamento e simulação de um sistema de condicionamento que
controla a temperatura e umidade do ar de admissão para realização de
testes de motores de combustão dispostos em dinamômetros de bancada,
independente das condições ambientais. A modelagem dinâmica do condicionador
de ar e seus componentes (trocador de calor de água gelada,
aquecedor elétrico e umidificador) foi implementada no EES. O sistema de
controle PID com dois esquemas de ajuste de ganhos (utilizando a fórmula
de Ziegler-Nichols, e auto-sintonizado on-line por um sistema supervisório
fuzzy) foi desenhado no MATLAB. Para avaliar o desempenho do condicionador
e do seu sistema de controle foi estabelecida uma comunicação através
do intercâmbio dinâmico de dados entre o MATLAB e o EES. Um estudo de
simulação comparativa entre ambos esquemas de ajuste dos controladores,
mostra que a estratégia de controle fuzzy supervisório PID proposta permite
obter um melhor desempenho dinâmico do sistema condicionador, em termos
de estabilidade diante variações tanto na vazão quanto nas condições
do ar de admissão, segundo os resultados obtidos na simulação com dados
experimentais de um motor Diesel testado sob o ciclo de ensaios dos 13
modos em estado estacionário (ESC test) para certificação de emissões.
Descrição | Arquivo |
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTAS | |
CAPÍTULO 1 | |
CAPÍTULO 2 | |
CAPÍTULO 3 | |
CAPÍTULO 4 | |
CAPÍTULO 5 | |
CAPÍTULO 6 | |
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS |