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Coleção Digital
Título: INFLUÊNCIA DO TIME DE FUTEBOL NA DECISÃO DE COMPRA DE PRODUTOS ESPORTIVOS Autor: LUANA BOECHAT MARTINS
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
DANIEL KAMLOT - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 19871
Catalogação: 12/07/2012 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=19871&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=19871&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.19871
Resumo:
Título: INFLUÊNCIA DO TIME DE FUTEBOL NA DECISÃO DE COMPRA DE PRODUTOS ESPORTIVOS Autor: LUANA BOECHAT MARTINS
Nº do Conteudo: 19871
Catalogação: 12/07/2012 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=19871&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=19871&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.19871
Resumo:
Este estudo buscou mostrar a percepção de valor dos consumidores/ torcedores quando são influenciados pela paixão por seu time em uma decisão de compra de produtos esportivos. Por meio desta pesquisa, com 201 questionários, foi possível observar a noção de valor e o quanto o envolvimento com time pode influenciar nessa decisão de compra tanto para o público feminino quanto para o masculino.
Sendo assim, este estudo mostrou que, ao selecionar toda a amostra, em sua maioria, pertencente a classes mais altas (A2 E B1), os respondentes usaram seus conhecimentos próprios e não um sentimento, de amor ou ódio, em relação ao produto em questão. O grupo de controle da pesquisa (seleção brasileira) foi o que obteve a maior média, pois a sua imagem positiva pode ter refletido para os consumidores atribuírem preços aos produtos. Mas ao fazer o teste de hipóteses, foi comprovado que o time tem influência nos produtos de maior valor, como a camisa oficial, camisa retro, casaco, bandeira, além da cerveja, que apesar do seu baixo custo, é um produto bastante procurado pelos consumidores.
Além disso, em relação ao perfil, a maioria dos respondentes eram estudantes solteiros, flamenguistas, com idades entre 18 e 23 anos, e 24 a 29 anos. A pesquisa concluiu que os homens são mais fanáticos do que as mulheres em relação ao seu time de futebol.
Descrição | Arquivo |
NA ÍNTEGRA |