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Título: MOTIVADORES DE COMPRA NOS AEROPORTOS BRASILEIROS
Autor: JOSE PEDRO BRILHANTE ROSA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  JORGE BRANTES FERREIRA - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 19866
Catalogação:  12/07/2012 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=19866@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=19866@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.19866

Resumo:
É unânime a existência de uma relação entre turismo e aeroportos muito além do transporte de passageiros. De forma a aumentar as fontes de sua receita, os aeroportos têm assumido cada vez mais o papel de pólo comercial. Tal como acontece no varejo tradicional, diversos estudos são direcionados de forma a entender o consumidor e suas motivações para efetuar uma compra. Os aeroportos, no entanto, se diferenciam do tradicional varejo pelas questões psicológicas e atmosféricas inerentes ao ato de viajar, sendo elas o alvo de estudo por parte dos pesquisadores. Perante a inexistência de um estudo voltado para o entendimento dos motivadores de compra nos aeroportos no Brasil, passageiros brasileiros do Aeroporto Santos Dumont – Rio de Janeiro foram convidados a responder a um questionário. Os resultados revelaram a existência de quatro dimensões de motivação distinta, sendo duas delas estreitamente ligadas às características do aeroporto – Atmosféricas e Relacionadas ao Aeroporto – e outras duas comuns ao comportamento tradicional de compra – Social e Funcional. Baseado nas dimensões reveladas, buscou-se a classificação do passageiro brasileiro em grupos distintos: Consumidor Interativo, Consumidor Egocêntrico, Consumidor Tradicional e Consumidor Apático/Indiferente.

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