$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC|



Título: OS SIGNIFICADOS DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL PARA A TRAJETÓRIA PROFISSIONAL DOS JOVENS ORIUNDOS DO PROJOVEM URBANO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): DENISE SILVA DE BARROS

Colaborador(es):  MYRTES DE AGUIAR MACEDO - Orientador
Número do Conteúdo: 19252
Catalogação:  08/03/2012 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=19252@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=19252@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.19252

Resumo:
O presente estudo teve como objetivo analisar os significados da educação profissional para a trajetória profissional dos jovens oriundos do Programa Nacional de Inclusão de Jovens (ProJovem Urbano) na cidade do Rio de Janeiro. Para tal, desenvolvemos uma pesquisa de cunho qualitativo, com jovens moradores dos bairros de Costa Barros e Rocinha, que cursaram o Programa entre os anos de 2005 e 2010. No trabalho de campo realizamos entrevistas semiestruturadas com 9 jovens, nas quais buscamos ouvi-los a respeito do período que cursaram o ProJovem Urbano, principalmente no que tange ao seu processo de qualificação profissional. A análise do material obtido possibilitou perceber que o Programa se apresenta, para os nossos entrevistados, como uma possibilidade de conclusão do ensino básico (ensino fundamental). Porém, no que diz respeito à qualificação profissional oferecida o mesmo parece evidenciar um descompasso entre aquilo que é proposto e o que é posto em prática. Mesmo tendo um cunho de iniciação profissional, o que os jovens nos relatam são variados problemas que precarizam o andamento das aulas de qualificação, comprometendo a qualificação profissional pretendida.

Descrição Arquivo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTAS  PDF
INTRODUÇÃO  PDF
CAPÍTULO 1  PDF
CAPÍTULO 2  PDF
CAPÍTULO 3  PDF
CAPÍTULO 4  PDF
CAPÍTULO 5  PDF
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS, APÊNDICE E ANEXOS  PDF
Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui