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A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
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Coleção Digital
Título: JOVENS, GESTORES E ESCOLAS FORA DE LUGAR?: GEOGRAFIAS DE OPORTUNIDADES EDUCACIONAIS DO ENSINO MÉDIO NA CIDADE DO RIO DE JANEIRO Autor: JOSE ROBERTO DA SILVA RODRIGUES
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
FATIMA CRISTINA DE MENDONCA ALVES - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 18934
Catalogação: 09/01/2012 Liberação: 09/01/2012 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=18934@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=18934@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.18934
Resumo:
Título: JOVENS, GESTORES E ESCOLAS FORA DE LUGAR?: GEOGRAFIAS DE OPORTUNIDADES EDUCACIONAIS DO ENSINO MÉDIO NA CIDADE DO RIO DE JANEIRO Autor: JOSE ROBERTO DA SILVA RODRIGUES
Nº do Conteudo: 18934
Catalogação: 09/01/2012 Liberação: 09/01/2012 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=18934@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=18934@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.18934
Resumo:
A presente pesquisa objetivou estudar o ensino médio (EM) em duas áreas
do município do Rio de Janeiro através da relação de jovens e gestores de escolas
frente às questões das oportunidades educacionais do ensino médio. A pesquisa
parte do conceito de Geografia de Oportunidades (Galster e Killen, 1995) para
investigar os aspectos objetivos (oferta de recursos educacionais) e subjetivos
(valores, expectativas e aspirações) das oportunidades educacionais. Inicialmente
a geografia objetiva das escolas de EM da cidade do Rio de Janeiro foi analisada
com bases nos dados do Censo Escolar 2005, e foram identificadas duas regiões
próximas às favelas caracterizadas simultaneamente por desigualdades entre
oferta e demanda e pela proximidade com importantes centros comerciais. Neste
sentido, foi selecionado um conjunto de escolas para ser realizado o trabalho de
campo. A metodologia envolveu visitas às escolas, observações, entrevistas
informais e semiestruturadas e aplicação de questionários. Os resultados indicam
que a geografia objetiva das oportunidades não pode ser tomada como inerte, pois
sobre ela incidem forças do campo como determinações políticas e sociais capazes
de criar novas dinâmicas que também interferem na (r)elaboração da geografia
subjetiva das oportunidades entre os indivíduos.