INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC



Título: EDITOR DE DIAGRAMAS DIRIGIDO POR METAMODELOS
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): ANDRE LUIZ CASTRO DE ALMEIDA REIS

Colaborador(es):  SIMONE DINIZ JUNQUEIRA BARBOSA - Orientador
Número do Conteúdo: 18627
Catalogação:  07/11/2011 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=18627@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=18627@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.18627

Resumo:
O uso de editores de diagramas tem se mostrado muito útil para a elaboração de soluções de design na área de Interação Humano-Computador. Eles facilitam o uso da linguagem e o controle sobre os seus elementos, evitando que o usuário utilize itens lexicais que não pertençam ao vocabulário da linguagem. Esses elementos estão definidos em um metamodelo, que basicamente consiste em um conjunto de conceitos dentro de um determinado domínio. Com isso, o usuário ganha agilidade e confiabilidade no processo de criação. Porém, muitos editores não garantem que a solução concebida obedeça à sintaxe da linguagem. Para isso, torna-se necessário um editor que, além de ter controle sobre os símbolos da linguagem, forneça também apoio gramatical para o uso de modelos, de forma não apenas gráfica, mas também fazendo uso das regras de sintaxe de cada metamodelo. Com esse conjunto de regras que define as combinações válidas dos elementos da linguagem, o usuário pode ser alertado sobre possíveis infrações que estejam acontecendo durante a elaboração da solução. As regras descrevem a sintaxe da linguagem através de uma gramática. Analisar sintaticamente diagramas significa tentar encontrar uma sequência de aplicações de regras que derivam de uma gramática ou de alguma representação dela. Levando em consideração essa abordagem, este trabalho apresenta um estudo sobre editores de diagramas dirigidos por metamodelos e uma ferramenta que possibilita ao usuário, a partir da definição de um metamodelo, acoplá-lo a um editor de diagramas genérico para linguagens visuais, em que se possa controlar tanto o vocabulário quanto a gramática dos diagramas criados. Desta forma, o objetivo da atual pesquisa é propor uma ferramenta que englobe estas soluções e que seja focada nas linguagens visuais comuns na área de Interação Humano-Computador como MoLIC, CTT e Statecharts.

Descrição Arquivo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTAS  PDF
CAPÍTULO 1  PDF
CAPÍTULO 2  PDF
CAPÍTULO 3  PDF
CAPÍTULO 4  PDF
CAPÍTULO 5  PDF
CAPÍTULO 6  PDF
CAPÍTULO 7  PDF
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E APÊNDICES  PDF
Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui