XINFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital
Título: MEDIAÇÕES DO DESIGN NA CONSTRUÇÃO DE INTERFACES DE JOGOS INFANTIS ONLINE Autor: DANIELA DE CARVALHO MARÇAL
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
JACKELINE LIMA FARBIARZ - ORIENTADOR
ALEXANDRE FARBIARZ - COORIENTADOR
Nº do Conteudo: 18514
Catalogação: 18/10/2011 Liberação: 18/10/2011 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=18514&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=18514&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.18514
Resumo:
Título: MEDIAÇÕES DO DESIGN NA CONSTRUÇÃO DE INTERFACES DE JOGOS INFANTIS ONLINE Autor: DANIELA DE CARVALHO MARÇAL
ALEXANDRE FARBIARZ - COORIENTADOR
Nº do Conteudo: 18514
Catalogação: 18/10/2011 Liberação: 18/10/2011 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=18514&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=18514&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.18514
Resumo:
A interação da criança com a tecnologia há muito se faz presente nas
sociedades, não sendo então uma característica específica da sociedade
contemporânea. O fato de as crianças estarem cada vez mais cedo dominando e
interagindo com tecnologias complexas em situações que até então eram restritas
ao universo adulto, como por exemplo a internet, mostra-se mais evidente na
sociedade atual. Partimos do entendimento de que as novas tecnologias estão
mudando os modos de constituição e desenvolvimento das relações sociais e
também seus modos de significação. Nos aproximamos da criança inscrita na
contemporaneidade por, a partir dela, estar criando sua identidade e se tornando
sujeito desta sociedade. Esta pesquisa tem como tema central questões
relacionadas ao papel do designer como mediador nos processos de
desenvolvimento da linguagem, identidade e da produção de sentidos na interação
da criança com interfaces de jogos infantis online. A partir da observação de um
grupo de crianças entre 10 e 11 anos, moradores das comunidades da Rocinha e
Vidigal, Zona Sul do Rio de Janeiro, durante suas atividades no projeto intitulado
Khouse do Departamento de Informática da PUC-RIO, discutimos questões
relativas ao papel do designer enquanto produtor cultural participante na
proposição de modos linguísticos de produção de sentidos. Concluímos
entendendo o papel do design como mantenedor de mitos e esteriótipos e
indicamos ser vital refletir sobre seu lugar como promotor de novos conceitos e
aquisições de conhecimentos da criança em sua relação com a internet.
Descrição | Arquivo |
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTA DE FIGURAS | |
CAPÍTULO 1 | |
CAPÍTULO 2 | |
CAPÍTULO 3 | |
CAPÍTULO 4 | |
CAPÍTULO 5 | |
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS |