INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC



Título: PESSOA COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL: DESAFIOS PARA INCLUSÃO NAS EMPRESAS DE GRANDE PORTE DO PÓLO INDUSTRIAL DE MANAUS/AM
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): CARLOS HENRIQUE GOMES SOUSA

Colaborador(es):  INEZ TEREZINHA STAMPA - Orientador
Catalogação:  24/08/2011 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=18139@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=18139@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.18139

Resumo:
As pessoas com deficiência, em seu processo histórico, sofreram vários tipos de situações por apresentarem uma diferença de ordem física, sensorial ou mental. O processo de aceitação e integração desses sujeitos diferentes não aconteceu de uma forma linear e fácil. Em busca de desassociar doença mental de deficiência mental, estudos vinculados às diversas correntes teóricas associadas às ciências humanas e sociais foram formulados até a constituição e consolidação do entendimento do sujeito deficiente intelectual como um cidadão de direitos, que pode ser inserido no mercado formal de trabalho. Nesta dissertação o objetivo principal é identificar e analisar os fatores que dificultam o ingresso e a manutenção da pessoa com deficiência intelectual no mercado de trabalho nas empresas de grande porte do Pólo Industrial de Manaus/AM, considerando a aplicabilidade da Lei de Cotas, no que se refere à inserção de pessoas com deficiência. Para isso, foi feita uma pesquisa exploratória in loco em empresas do Distrito Industrial de Manaus que tenham acima de mil e um funcionários, bem como nas instituições especializadas que lidam com a temática na cidade de Manaus e órgãos do governo. Também foi realizado levantamento bibliográfico e documental sobre o tema. Os principais achados da pesquisa indicam que as pessoas com deficiência intelectual ainda sofrem preconceito por serem consideradas incapazes ou frágeis para a execução de um trabalho numa empresa, sendo as pessoas com deficiência sensorial ligada a audição e a visão consideradas preferenciais para ocuparem as vagas oferecidas ao segmento, conforme a legislação vigente, por possuírem uma qualificação e não representarem um custo maior na adaptação do local de trabalho.

Descrição Arquivo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTAS  PDF
CAPÍTULO 1  PDF
CAPÍTULO 2  PDF
CAPÍTULO 3  PDF
CAPÍTULO 4  PDF
CAPÍTULO 5  PDF
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E ANEXOS  PDF
Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui