$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC|



Título: PERFIL SOCIOECONÔMICO DAS MULHERES MANAUARAS QUE DESENVOLVEM A ATIVIDADE INFORMAL NO ENTORNO DO UNINORTE
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): CLAUDIA NEVES MAIA CORDEIRO

Colaborador(es):  VALERIA PEREIRA BASTOS - Orientador
Número do Conteúdo: 17935
Catalogação:  09/08/2011 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=17935@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=17935@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.17935

Resumo:
O presente estudo propôs-se a analisar o perfil socioeconômico das mulheres trabalhadoras informais da cidade de Manaus, na faixa etária compreendida entre 18 a 40 anos, que comercializam alimentos variados, no entorno do Centro Universitário do Norte. Para tanto, faz um estudo sobre a inserção da mulher no mercado de trabalho e as implicações que as transformações das relações do mercado de trabalho ocasionaram na vida da mulher trabalhadora. Aponta o trabalho informal tanto como uma alternativa para a sobrevivência dos trabalhadores que estão fora do mercado de trabalho formal, quanto uma opção para escapar da demasiada regulamentação da economia do Estado, alternativas de trabalho utilizadas pelas grandes empresas formais, com o trabalho em tempo parcial e os contratos de prestação de serviços. A informalidade se expande tanto a serviço do capital, como também, não deixa de ser, uma opção de trabalho mesmo que fora da esfera formal, retirando do trabalhador os direitos trabalhistas e a proteção social. O entorno do Centro Universitário do Norte – Uninorte favorece a prática da informalidade devido ao grande fluxo de alunos que por ali transitam diariamente e optam por consumir os produtos alimentícios comercializados pelas ambulantes devido seus baixos preços e rapidez no atendimento. O resultado da pesquisa mostrou que apesar das condições precárias sofridas pelos trabalhadores que vivem desta prática, as ambulantes afirmaram estar satisfeitas com o trabalho.

Descrição Arquivo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTAS  PDF
CAPÍTULO 1  PDF
CAPÍTULO 2  PDF
CAPÍTULO 3  PDF
CAPÍTULO 4  PDF
CAPÍTULO 5  PDF
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS  PDF
Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui