$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC|



Título: O MAL COMO DESAFIO À FÉ NA SALVAÇÃO EM JESUS CRISTO: UMA ABORDAGEM A PARTIR DA TEOLOGIA DE ANDRÉS TORRES QUEIRUGA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): MARCOS MORAIS BEJARANO

Colaborador(es):  MARIO DE FRANCA MIRANDA - Orientador
Número do Conteúdo: 17582
Catalogação:  30/05/2011 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=17582@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=17582@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.17582

Resumo:
O mal é uma realidade que sempre causou comoção e perplexidade na humanidade. Diante dele, muitos e diversos sistemas de sentido foram criados pelas sociedades a fim de fazer frente aos questionamentos que o absurdo dos sofrimentos físicos e morais trazem para a consciência humana. A fé cristã defende que a salvação definitiva do mal encontra-se em Jesus Cristo, o revelador definitivo da presença divina junto ao ser humano que busca uma saída para as contradições da existência. Porém, apesar da esperança despertada pela páscoa de Jesus Cristo, e mesmo diante das expectativas das primeiras comunidades cristãs quanto ao fim iminente dos sofrimentos deste mundo, o mal persiste como realidade fria e cruel. Como conciliar a fé em Jesus Cristo como Salvador universal e a persistência da realidade do mal na história? Para o teólogo espanhol Andrés Torres Queiruga, qualquer tentativa de resposta cristã a esta pergunta deve ser fiel ao rosto amoroso do Deus revelado por Jesus Cristo. Porém, não pode desprezar também outros dois fatores: o primeiro, o advento da modernidade, com a sua consciência de autonomia do ser humano e do cosmos, e que desconfia de toda e qualquer defesa de intervenções empíricas de Deus na realidade imanente; o segundo, o rigor do conceito, ou seja, uma reflexão que seja incansável na busca de uma lógica do discurso, mesmo se tratando de um assunto tão difícil, evitando atribuir rapidamente ao mistério aquilo que é fruto da incoerência ou da insuficiência da reflexão.

Descrição Arquivo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT E SUMÁRIO  PDF
INTRODUÇÃO  PDF
CAPÍTULO 1  PDF
CAPÍTULO 2  PDF
CAPÍTULO 3  PDF
CONCLUSÃO  PDF
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS  PDF
Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui