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Coleção Digital
Título: O CONSUMO DE VINHO NA PÓS-MODERNIDADE: UMA ANÁLISE BASEADA NA ABORDAGEM DA ANTROPOLOGIA DO CONSUMO Autor: LUCIANA DE ABREU FREIRE
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
MARIE AGNES CHAUVEL - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 17112
Catalogação: 22/03/2011 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=17112@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=17112@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.17112
Resumo:
Título: O CONSUMO DE VINHO NA PÓS-MODERNIDADE: UMA ANÁLISE BASEADA NA ABORDAGEM DA ANTROPOLOGIA DO CONSUMO Autor: LUCIANA DE ABREU FREIRE
Nº do Conteudo: 17112
Catalogação: 22/03/2011 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=17112@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=17112@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.17112
Resumo:
A sensação de súbita popularidade do vinho no Rio de Janeiro é comum. De
uns tempos para cá, multiplicou-se o número de revistas especializadas, blogs,
sites na Internet, colunas em jornais de grande circulação, cursos e grupos de
degustações, lojas, livros e guias de compra de vinho. Uma das conseqüências que
pode ser notada em números é o aumento do consumo da bebida no Brasil. De
acordo com dados da IBRAVIN – Instituto Brasileiro do Vinho – de 2004 para
2009, a importação de vinhos finos aumentou em 58%. O objetivo desse estudo é
lançar um olhar para as significações e representações do vinho por meio de uma
abordagem baseada na antropologia do consumo para se entender o aumento de
interesse por esse produto nas classes altas do Rio de Janeiro. Compreender a
atratividade do vinho para esse público é de grande relevância tanto para
academia como para as empresas do setor. Foi realizada uma revisão de literatura
sobre a sociedade pós-moderna e suas transformações mais recentes, assim como
uma pesquisa de campo qualitativa, que contou com entrevistas em profundidade
e com observação participante, para se entender o lugar do vinho no imaginário do
consumidor. Ao final, se relacionou essas mudanças da dinâmica social e as
significações desse produto para o consumidor pós-moderno para decifrar o
aumento da atratividade do vinho. Os resultados sugerem que o vinho representa e
significa aspirações que, segundo as teorias sociais, o sujeito pós-moderno tem: a
imagem do vinho está associada à sofisticação, ao status, à tradição, à experiência,
ao prazer, à cultura e à sociabilidade.