INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC



Título: FORMAÇÃO E IDENTIFICAÇÃO DE METABOLITOS DE FENANTRENO E HOMÓLOGOS ALQUILADOS EM CARANGUEJO UCIDES CORDATUS
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): CARLA BORGES SETTE

Colaborador(es):  ANGELA DE LUCA REBELLO WAGENER - Orientador
ADRIANA HADDAD NUDI - Coorientador
Número do Conteúdo: 16977
Catalogação:  25/02/2011 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=16977@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=16977@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.16977

Resumo:
O principal objetivo deste estudo foi avaliar a formação de metabólitos de fenantrenos, parental e alquilados, em urina de caranguejos da espécie Ucides cordatus. Foram realizados dois bioensaios em laboratório com exposição dos organismos ao fenantreno (2 ug.kg-1 e 3 ug.kg(-1))e um bioensaio com exposição aos homólogos alquilados de fenantreno 1-metilfenantreno e 2,6,9-trimetilfenantreno (0,0125 ug.kg-1 e 0,025 ug.kg(-1), respectivamente). O tempo do experimento médio foi de 96 h e nos tempos 0, 24, 48, 72 e 96 h foram coletadas amostras (1) urina para avaliação da resposta biológica através da formação de metabólitos, (2) hemolinfa para realização do ensaio do micronúcleo para verificar a formação de mutações celulares e (3) hepatopâncreas para determinação de HPA totais, principalmente os compostos de interesse no presente trabalho. Foram desenvolvidas metodologias para medidas de metabólitos em urina de caranguejo utilizando como ferramentas a cromatografia líquida de alta eficiência com detector de fluorescência (CLAE/F) e cromatografia líquida de alta eficiência com detecção por espectrometria de massas (CL/EM) com APCI. Foi identificada a formação dos metabólitos hidroxifenantreno (OHF) e, outros metabólitos de fenantreno di e tri hidroxilados em amostras de urina injetadas com fenantreno e trimetilfenantreno. Ambas as metodologias apresentaram boa sensibilidade (LQ = 0,001 e 0,01 ug.mL(-1), respectivamente) e boa linearidade (r2 =0.9998 e 0,9997, respectivamente). Não foi observada presença de mutações nas células presentes nas lâminas de hemolinfa em nenhum dos grupos dos bioensaios. As análises de HPA realizadas nas amostras de hepatopâncreas mostraram aumento na concentração de fenantreno naqueles grupos nos quais foi injetado o composto fenantreno, e não foi observada alteração nas concentrações dos metilados de fenantreno naqueles grupos injetados com 1-metilfenantreno e 2,6,9-trimetilfenantreno. Os métodos se mostraram eficiente para uma avaliação preliminar da formação de metabólitos de fenantreno e 2,6,9-trimetilfenantreno. Porém as baixas concentrações de 1-metilfenantreno e 2,6,9-trimetilfenantreno as quais os caranguejos foram expostos, não permitiram uma melhor avaliação dos dados.

Descrição Arquivo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTAS  PDF
CAPÍTULO 1  PDF
CAPÍTULO 2  PDF
CAPÍTULO 3  PDF
CAPÍTULO 4  PDF
CAPÍTULO 5  PDF
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E ANEXOS  PDF
Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui