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Coleção Digital
Título: MOTIVAÇÃO DE COMPRA HEDÔNICA OU UTILITÁRIA: COMO AFETA O ARREPENDIMENTO? Autor: CYNTHIA STORCK FIGUEIRA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
LUIS FERNANDO HOR MEYLL ALVARES - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 16725
Catalogação: 11/01/2011 Liberação: 11/01/2011 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=16725&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=16725&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.16725
Resumo:
Título: MOTIVAÇÃO DE COMPRA HEDÔNICA OU UTILITÁRIA: COMO AFETA O ARREPENDIMENTO? Autor: CYNTHIA STORCK FIGUEIRA
Nº do Conteudo: 16725
Catalogação: 11/01/2011 Liberação: 11/01/2011 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=16725&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=16725&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.16725
Resumo:
As motivações hedônica e utilitária de compra podem provocar diferentes
reações emocionais na avaliação pós-compra, como arrependimento. A
abordagem do arrependimento como uma emoção negativa, fruto do processo de
avaliação pós-compra, vem ganhando mais atenção e importância no estudo do
comportamento do consumidor. Esta dissertação procurou examinar como se
manifesta o arrependimento que consumidores experimentam na avaliação póscompra,
em função de sua motivação de consumo ser hedônica ou utilitária.
Conduziu-se um levantamento (survey), com o questionário sendo enviado por email
para uma amostra não-probabilística de 131 consumidores. Os resultados
encontrados sugerem que o arrependimento experimentado manifesta-se de forma
mais intensa quando a motivação da compra for hedônica e menos intensa quando
a motivação de compra é utilitária.