XINFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital
Título: THE ANCIENT MARAMBAIA SCHOOL: HISTORY AND MEMORY OF AN EXPERIENCE OF FISHING INDUSTRIAL EDUCATION (1939 - 1970) Autor: VLADIMIR ZAMORANO ALVES
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
JOSE MAURICIO PAIVA ANDION ARRUTI - ADVISOR
Nº do Conteudo: 16476
Catalogação: 18/10/2010 Idioma(s): PORTUGUESE - BRAZIL
Tipo: TEXT Subtipo: THESIS
Natureza: SCHOLARLY PUBLICATION
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=16476@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=16476@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.16476
Resumo:
Título: THE ANCIENT MARAMBAIA SCHOOL: HISTORY AND MEMORY OF AN EXPERIENCE OF FISHING INDUSTRIAL EDUCATION (1939 - 1970) Autor: VLADIMIR ZAMORANO ALVES
Nº do Conteudo: 16476
Catalogação: 18/10/2010 Idioma(s): PORTUGUESE - BRAZIL
Tipo: TEXT Subtipo: THESIS
Natureza: SCHOLARLY PUBLICATION
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=16476@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=16476@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.16476
Resumo:
The object of this study is the experience of the ancient Marambaia School,
which existed from 1939 until 1970, at Marambaia Island, in Mangaratiba, Rio de
Janeiro. The school was founded in order to provide fishing professional education to
the children of the traditional fishermen who lived in the island and also in different
regions of the Brazilian coast. We consider that the school was very important to that
community, and that it was a singular experience of industrial education in Brazil.Our
purpose is to understand the context and the reasons why the school project was
established and finished. This research is a case study with historical approach, which
combines bibliographical analysis, documental analysis and oral history. Moreover,
we aim to investigate the whole school operation - administratively and
pedagogically. Therefore, the chapters of this dissertation analyze the political and
ideological context of the time when the school was founded, and also the relations
between the school and the community, the school culture, and how this culture was
perceived and rescued in the memory of the school’s ex-students and employees, who
even nowadays have associations that celebrate the social bonds established by means
of this culture.
Descrição | Arquivo |
COVER, ACKNOWLEDGEMENTS, RESUMO, ABSTRACT AND SUMMARY | |
CHAPTER 1 | |
CHAPTER 2 | |
CHAPTER 3 | |
CHAPTER 4 | |
REFERENCES AND APPENDICES |