XINFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital
Título: TEACHING PROJECT DESIGN FOR UNDERGRADUATE DESIGN COURSES IN BRAZIL: EDUCATIONAL PRACTICE DISCOURSE Autor: IZABEL MARIA DE OLIVEIRA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
RITA MARIA DE SOUZA COUTO - ADVISOR
Nº do Conteudo: 15439
Catalogação: 26/03/2010 Idioma(s): PORTUGUESE - BRAZIL
Tipo: TEXT Subtipo: THESIS
Natureza: SCHOLARLY PUBLICATION
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=15439@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=15439@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.15439
Resumo:
Título: TEACHING PROJECT DESIGN FOR UNDERGRADUATE DESIGN COURSES IN BRAZIL: EDUCATIONAL PRACTICE DISCOURSE Autor: IZABEL MARIA DE OLIVEIRA
Nº do Conteudo: 15439
Catalogação: 26/03/2010 Idioma(s): PORTUGUESE - BRAZIL
Tipo: TEXT Subtipo: THESIS
Natureza: SCHOLARLY PUBLICATION
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=15439@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=15439@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.15439
Resumo:
One of the main issues in discussions on design courses focuses on teaching
project design and the field of knowledge encompassing the project design processes
required to confi gure visual information systems or items. Historically, the
development of project design has been viewed as a point of convergence and networking
for various levels of knowledge acquired during the course, underpinning
the conjugation of experiences, refl ections, analyses and practical actions. Due to
these factors, it would take on a structural role, not only with regard to the syllabus
but more specifi cally in the educational and cognitive senses. However, the full
functioning of project design teaching focused on the backbone of the course and
the driver behind the formation of specifi c design knowledge was hampered significantly during the time of the Minimum Syllabus, (introduced by the Federal Education
Council in 1987), due to its somewhat rigid structure. With the establishment
of the New National Syllabus Guidelines in 1996 through Law Nº 9,394, teaching
institutions were endowed with greater autonomy and fl exibility for defi ning educational
proposals and syllabuses for their undergraduate courses. Within this context,
it is imperative to refl ect on the countless issues that still remain or arise within
the project design teaching sphere. This thesis intends to outline an overview of the
construction of the real situation of project design education in design courses as
experienced in a variety of contexts in Brazil, based on the identifi cation and analysis
of important aspects of the discourse built up through the teaching practices of a
group of project design lecturers. It uses the discourse analysis method in order to
disclose indicators refl ecting opinions, ideas, beliefs, confl icts and queries, among
other aspects, generated by the experience of faculty members belonging to the
selected group. The methodological detailing complies with some basic principles
of the Underlying Discourse Unveiling Method developed by Nicolaci-da-Costa.
The issues addressed are discussed from the standpoint of educational experience,
perceiving it as a political territory, a social construct that is the outcome of a historical
process. The key points relate to the concepts of knowledge and education,
in addition to vision and stance on teaching paradigms and models.
Descrição | Arquivo |
COVER, ACKNOWLEDGEMENTS, RESUMO, ABSTRACT, SUMMARY AND LISTS | |
CHAPTER 1 | |
CHAPTER 2 | |
CHAPTER 3 | |
CHAPTER 4 | |
CHAPTER 5 | |
CHAPTER 6 | |
REFERENCES AND ANNEX |