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Título: O ENSINO DE PROJETO NA GRADUAÇÃO EM DESIGN NO BRASIL: O DISCURSO DA PRÁTICA PEDAGÓGICA
Autor: IZABEL MARIA DE OLIVEIRA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  RITA MARIA DE SOUZA COUTO - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 15439
Catalogação:  26/03/2010 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=15439@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=15439@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.15439

Resumo:
Um dos pontos centrais nas discussões sobre a pedagogia do design refere-se ao ensino de projeto e ao campo de conhecimento relativo ao processo projetual de configuração de objetos ou sistemas de informações visuais. Historicamente, o desenvolvimento do projeto tem sido visto como ponto de convergência e de articulação dos diversos níveis de saberes adquiridos durante o curso, de forma a conjugar experiências, reflexões, análises e ações práticas. Por conta destes fatores, assumiria um papel nuclear, estrutural, não só em termos curriculares mas, especialmente, no sentido pedagógico e cognitivo. Entretanto, o pleno funcionamento do ensino de projeto com o enfoque de espinha dorsal do curso e motor da formação do conhecimento específi co em design foi bastante difi cultado no período em que vigorou o Currículo Mínimo, estabelecido pelo Conselho Federal de Educação em 1987, por conta de sua estrutura pouco flexível. Com o estabelecimento das Novas Diretrizes Curriculares Nacionais - LDB 9.394/96, as instituições de ensino ganharam autonomia e flexibilidade para definir as propostas pedagógicas e curriculares de seus cursos de graduação. Nesse contexto, refl etir sobre as inúmeras questões que permanecem ou despontam no âmbito do ensino de projeto torna-se imperativo. Essa tese tem como objetivo traçar um panorama da construção de uma realidade relativa ao ensino de projeto em design, conforme está sendo vivenciada em diferentes contextos do país, a partir da identificação e análise de aspectos relevantes do discurso construído na prática pedagógica de um grupo de professores de disciplinas de projeto. Utiliza o método de análise de discursos com o intuito de revelar indicadores daquilo que compõe opiniões, idéias, convicções, conflitos e questionamentos, entre outros aspectos, gerados pela experiência dos docentes que fazem parte do grupo selecionado. O detalhamento metodológico observou alguns princípios básicos do Método de Explicitação do Discurso Subjacente (MEDS) desenvolvido por Nicolaci-da-Costa. As questões abordadas são discutidas sob a ótica da experiência educacional, percebendo-a como território politico, como uma construção social, resultante de um processo histórico. Os pontos centrais relacionam- se à concepção de conhecimento e de educação, assim como à visão e postura frente aos paradigmas e modelos pedagógicos.

Descrição Arquivo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTAS  PDF
CAPÍTULO 1  PDF
CAPÍTULO 2  PDF
CAPÍTULO 3  PDF
CAPÍTULO 4  PDF
CAPÍTULO 5  PDF
CAPÍTULO 6  PDF
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E ANEXO  PDF
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