INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC



Título: POR QUE SOMOS FELIZES NAS AULAS DE INGLÊS DA TURMA 1701? ALUNOS E PROFESSORA BUSCANDO ENTENDER A QUALIDADE DE VIDA QUE VIVENCIAM EM SUA SALA DE AULA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): ROSA MARIA VIEIRA RODRIGUES

Colaborador(es):  INES KAYON DE MILLER - Orientador
Número do Conteúdo: 15294
Catalogação:  25/02/2010 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=15294@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=15294@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.15294

Resumo:
Inspirada na abordagem investigativa e pedagógica da Prática Exploratória, (Allwright, 2003) esta dissertação tem como objetivo investigar por que a turma 1701 se percebe feliz durante as aulas de inglês como língua estrangeira, do sétimo ano, em uma Escola Municipal na cidade do Rio de Janeiro. Neste trabalho conjunto, a professora-pesquisadora e seus alunos de uma turma de inglês procuram entender a co-construção da qualidade de vida dessa interação pedagógica prazerosa. A investigação se realizou através de uma atividade pedagógica com potencial exploratório. O trabalho-para-entendimento buscou alcançar entendimentos de todos os participantes quanto à qualidade do processo de ensino-aprendizagem. O material discursivo exploratório produzido pelos alunos assim como a narrativa de experiência pessoal profissional e interpretativa da professora foram analisados à luz das noções bakhtinianas (2003) de historicidade, relação dialógica, enunciado e voz e da perspectivas afetiva à luz de Arnold & Brown (1999) e Allwright & Bailey (1991). Os entendimentos alcançados pela professora-pesquisadora acerca da sua trajetória profissional e a análise reflexiva gerada neste estudo sugerem que a sala de aula da turma 1701 é o espaço que abriga sujeitos com diferentes saberes e crenças pedagógicas que ecoam manifestações de afeto. A qualidade de vida prazerosa do cotidiano deste grupo se co-constrói ancorada nos Good-mornings! compartilhados no início das aulas, nas características pessoais e nos saberes da professora, nas relações estabelecidas entre as pessoas em sala de aula, e aos processos cognitivos vivenciados.

Descrição Arquivo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTA DE FIGURAS  PDF
CAPÍTULO 1  PDF
CAPÍTULO 2  PDF
CAPÍTULO 3  PDF
CAPÍTULO 4  PDF
CAPÍTULO 5  PDF
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E ANEXOS  PDF
Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui