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A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
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Coleção Digital
Título: UM ESTUDO SOBRE O CONSUMO DE PRODUTOS DE HIGIENE E BELEZA CAPILAR NAS CLASSES DE BAIXA RENDA Autor: VANESSA SANTOS SCHROEDER
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
JORGE FERREIRA DA SILVA - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 14703
Catalogação: 11/12/2009 Liberação: 11/12/2009 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=14703&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=14703&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.14703
Resumo:
Título: UM ESTUDO SOBRE O CONSUMO DE PRODUTOS DE HIGIENE E BELEZA CAPILAR NAS CLASSES DE BAIXA RENDA Autor: VANESSA SANTOS SCHROEDER
Nº do Conteudo: 14703
Catalogação: 11/12/2009 Liberação: 11/12/2009 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=14703&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=14703&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.14703
Resumo:
O crescimento econômico ocorrido no Brasil na última década fez emergir
uma fatia de mercado até então reprimida pelo consumo, as classes C, D e E. A
multiplicação de empregos, o acesso ao crédito, a elevação da renda, aliado a
incentivos do governo como o programa Bolsa Família e a previdência social
produziram um fenômeno sem precedentes na história do país, o fortalecimento
do consumo na população de baixa renda. No setor de higiene pessoal, perfumaria
e cosméticos (HPPC) o cenário foi especialmente favorável com crescimento
médio de 13,5% ao ano. Estes indicadores foram motivados principalmente pela
entrada da mulher no mercado de trabalho, acarretando mudanças
comportamentais no público feminino e na estrutura das famílias. A presente
dissertação teve então como objetivo compreender os significados atribuídos pelo
público feminino de baixa renda no consumo de produtos do segmento de higiene
e beleza capilar. Para tanto, foram analisadas bibliografias referentes ao
comportamento do consumidor e o processo de decisão de compra; e a influência
do grupo social e da cultura no comportamento de consumo. Dessa forma, o
presente estudo concluiu que o cuidado com a beleza está diretamente ligado a
projeção da imagem e ao reconhecimento, seja pelo grupo social ou profissional, e
em última instância, é um símbolo diretamente relacionado com a elevação da
auto-estima e a busca da integração social.