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A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
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Coleção Digital
Título: OTIMIZAÇÃO DA OPERAÇÃO DIESEL-GÁS EM MOTORES DE COMBUSTÃO INTERNA UTILIZANDO INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL Autor: MIGUEL ANGEL LEON MOZO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
SERGIO LEAL BRAGA - ORIENTADOR
JUAN JOSE MILON GUZMAN - COORIENTADOR
Nº do Conteudo: 14548
Catalogação: 04/11/2009 Liberação: 04/11/2009 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=14548&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=14548&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.14548
Resumo:
Título: OTIMIZAÇÃO DA OPERAÇÃO DIESEL-GÁS EM MOTORES DE COMBUSTÃO INTERNA UTILIZANDO INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL Autor: MIGUEL ANGEL LEON MOZO
JUAN JOSE MILON GUZMAN - COORIENTADOR
Nº do Conteudo: 14548
Catalogação: 04/11/2009 Liberação: 04/11/2009 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=14548&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=14548&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.14548
Resumo:
O objetivo deste trabalho é predizer e otimizar o desempenho de motores
funcionando no modo bicombustível, diesel-gás natural, fazendo uso da
inteligência artificial. Pretende-se determinar a taxa de substituição ótima do
combustível original diesel pelo gás natural que minimize custos de operação
(combustíveis) e emissões de poluentes, tais como: monóxido de carbono, CO,
hidrocarbonetos, HC, e óxidos de nitrogênio, NOx, priorizando-se também a
eficiência térmica. Os dados analisados foram obtidos de testes anteriormente
realizados. O procedimento envolve treinamento, validação e teste (utilizando
redes neurais). Com os dados analisados foram treinadas diferentes redes neurais
06 para a aprendizagem e predição, as quais vão prever mapas de novos valores
baseando-se nos dados experimentais já apreendidos. Finalmente, e continuando
com o processo de otimização (técnica de Algoritmos Genéticos), é determinada a
melhor taxa de substituição de diesel-gás natural, com as menores taxas de
emissões dentro dos mapas gerados. Os resultados indicam uma boa concordância
entre os dados experimentais e os previstos pela rede neural. O processo de
otimização utilizado determina os pontos de trabalho adequados para cada caso
analisado.