$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC |



Título: UM ESTUDO SOBRE O COORDENADOR PEDAGÓGICO: SUA IDENTIDADE, SEU TRABALHO E FORMAÇÃO CONTINUADA NO COTIDIANO ESCOLAR
Autor: JANE CORDEIRO DE OLIVEIRA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  MARIA INES G F MARCONDES DE SOUZA - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 14328
Catalogação:  06/10/2009 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=14328@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=14328@2

Resumo:
Este estudo teve como objeto os coordenadores pedagógicos que trabalham em escolas da rede pública municipal de ensino da Cidade do Rio de Janeiro e se propôs a investigar a identidade do coordenador no exercício de sua função, seu papel na escola, sua formação continuada promovida pela Secretaria Municipal de Educação (SME), e, como ele, a partir da formação recebida, organiza os centros de estudos na escola com os professores. Os referenciais teóricos utilizados foram Lourenço (1974), Lück (2006), Candau (2003), Tardif e Lessard (2007), entre outros. Trata-se de uma pesquisa qualitativa que tem como instrumento básico de coleta de dados entrevistas semi-estruturadas com 12 coordenadores pedagógicos que trabalham em escolas localizadas em Jacarepaguá, Barra da Tijuca, Cidade de Deus e bairros próximos. Os dados revelaram o papel de mediador desempenhado pelo coordenador entre diretores, professores e responsáveis. Ele também é o elemento articulador entre a prática da escola e as políticas da SME. Os coordenadores afirmaram ter autonomia relativa, pois ressaltaram que são os diretores que tomam as decisões sobre os problemas existentes nas escolas. As trocas de experiências entre coordenadores revelaram-se como aspecto mais importante nos espaços de formação continuada proporcionados pela SME, principalmente no Curso para Docentes do Ensino Fundamental - Coordenador Pedagógico. Os centros de estudos organizados pelos coordenadores revelaram-se como espaços privilegiados de formação continuada dos professores na escola, contudo revelou-se a necessidade de seu aperfeiçoamento. Os entrevistados apontaram a resistência dos docentes em dedicar tempo para leitura e falta de interesse como fatores que dificultam a realização de leituras e estudos de textos mais elaborados.

Descrição Arquivo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTAS  PDF
CAPÍTULO 1  PDF
CAPÍTULO 2  PDF
CAPÍTULO 3  PDF
CAPÍTULO 4  PDF
CAPÍTULO 5  PDF
CAPÍTULO 6  PDF
CAPÍTULO 7  PDF
CAPÍTULO 8  PDF
CAPÍTUTO 9  PDF
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E ANEXOS  PDF
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui