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Coleção Digital
Título: UM ESTUDO SOBRE O COORDENADOR PEDAGÓGICO: SUA IDENTIDADE, SEU TRABALHO E FORMAÇÃO CONTINUADA NO COTIDIANO ESCOLAR Autor: JANE CORDEIRO DE OLIVEIRA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
MARIA INES G F MARCONDES DE SOUZA - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 14328
Catalogação: 06/10/2009 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=14328@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=14328@2
Resumo:
Título: UM ESTUDO SOBRE O COORDENADOR PEDAGÓGICO: SUA IDENTIDADE, SEU TRABALHO E FORMAÇÃO CONTINUADA NO COTIDIANO ESCOLAR Autor: JANE CORDEIRO DE OLIVEIRA
Nº do Conteudo: 14328
Catalogação: 06/10/2009 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=14328@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=14328@2
Resumo:
Este estudo teve como objeto os coordenadores pedagógicos que trabalham em
escolas da rede pública municipal de ensino da Cidade do Rio de Janeiro e se
propôs a investigar a identidade do coordenador no exercício de sua função, seu
papel na escola, sua formação continuada promovida pela Secretaria Municipal de
Educação (SME), e, como ele, a partir da formação recebida, organiza os centros
de estudos na escola com os professores. Os referenciais teóricos utilizados
foram Lourenço (1974), Lück (2006), Candau (2003), Tardif e Lessard (2007),
entre outros. Trata-se de uma pesquisa qualitativa que tem como instrumento
básico de coleta de dados entrevistas semi-estruturadas com 12 coordenadores
pedagógicos que trabalham em escolas localizadas em Jacarepaguá, Barra da
Tijuca, Cidade de Deus e bairros próximos. Os dados revelaram o papel de
mediador desempenhado pelo coordenador entre diretores, professores e
responsáveis. Ele também é o elemento articulador entre a prática da escola e
as políticas da SME. Os coordenadores afirmaram ter autonomia relativa, pois
ressaltaram que são os diretores que tomam as decisões sobre os problemas
existentes nas escolas. As trocas de experiências entre coordenadores
revelaram-se como aspecto mais importante nos espaços de formação continuada
proporcionados pela SME, principalmente no Curso para Docentes do Ensino
Fundamental - Coordenador Pedagógico. Os centros de estudos organizados
pelos coordenadores revelaram-se como espaços privilegiados de formação
continuada dos professores na escola, contudo revelou-se a necessidade de seu
aperfeiçoamento. Os entrevistados apontaram a resistência dos docentes em
dedicar tempo para leitura e falta de interesse como fatores que dificultam a
realização de leituras e estudos de textos mais elaborados.
Descrição | Arquivo |
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTAS | |
CAPÍTULO 1 | |
CAPÍTULO 2 | |
CAPÍTULO 3 | |
CAPÍTULO 4 | |
CAPÍTULO 5 | |
CAPÍTULO 6 | |
CAPÍTULO 7 | |
CAPÍTULO 8 | |
CAPÍTUTO 9 | |
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E ANEXOS |