XINFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital
Título: COMMUNICATIVE COMPETENCE IN WRITING IN THE DEUTSCHES SPRACHDIPLOM (GERMAN LANGUAGE DIPLOMA) AND IN THE EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO (HIGH SCHOOL NATIONAL EXAMINATION) Autor: VERONICA SIQUEIRA DE ANDRADE
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
MONICA MARIA GUIMARAES SAVEDRA - ADVISOR
Nº do Conteudo: 14182
Catalogação: 17/09/2009 Idioma(s): PORTUGUESE - BRAZIL
Tipo: TEXT Subtipo: THESIS
Natureza: SCHOLARLY PUBLICATION
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=14182@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=14182@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.14182
Resumo:
Título: COMMUNICATIVE COMPETENCE IN WRITING IN THE DEUTSCHES SPRACHDIPLOM (GERMAN LANGUAGE DIPLOMA) AND IN THE EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO (HIGH SCHOOL NATIONAL EXAMINATION) Autor: VERONICA SIQUEIRA DE ANDRADE
Nº do Conteudo: 14182
Catalogação: 17/09/2009 Idioma(s): PORTUGUESE - BRAZIL
Tipo: TEXT Subtipo: THESIS
Natureza: SCHOLARLY PUBLICATION
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=14182@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=14182@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.14182
Resumo:
This work aims to discuss the competence and skill level requirements in
German writing for High School students to obtain the Deutsches Sprachdiplom
- DSD - (German Language Diploma). It consists of a bibliographic research
based on the concept of communicative competence as defined in the Common
European Framework of Reference for Languages - CEFR (2001), a document
which rules the elaboration and assessment criteria for the DSD examinations.
Initially, this work presents a survey of the linguistic studies from the Classical
Antiquity to the advent of the communicative competence concept. In this stage,
the connections with some related areas were identified - Textual Linguistics,
Sociolinguistics and Pragmatics. Next, the study shows the concept of competence
as proposed by CEFR and within the Parâmetros Curriculares Nacionais do
Ensino Médio - 2000 - (High School National Curricular Parameters), a
document which, in parallel with Lei de Diretrizes e Bases da Educação
Nacional - 1996 - (National Educational Bases and Guidelines Law), and with
Orientações Curriculares para o Ensino Médio - 2006 - (High School
Curricular Guidelines) serves as basis for the Exame Nacional do Ensino Médio -
ENEM - (High School National Examination). In order to discuss the application
of the proposed parameters to the writing skill assessment in German, this work
selects the DSD essay writing tests - specifically for B1 proficiency level - and
ENEM writing tests with their respective criteria for correction. Finally, this study
proposes a joint work with the teaching of Portuguese at schools since the
definition of communicative competence applies to both the mother tongue and
the foreign languages.
Descrição | Arquivo |
COVER, ACKNOWLEDGEMENTS, RESUMO, ABSTRACT AND SUMMARY | |
CHAPTER 1 | |
CHAPTER 2 | |
CHAPTER 3 | |
CHAPTER 4 | |
CHAPTER 5 | |
CHAPTER 6 | |
REFERENCES AND ANNEX |