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Coleção Digital
Título: A COMPETÊNCIA COMUNICATIVA NAS PROVAS DE REDAÇÃO DO DEUTSCHES SPRACHDIPLOM E DO EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO Autor: VERONICA SIQUEIRA DE ANDRADE
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
MONICA MARIA GUIMARAES SAVEDRA - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 14182
Catalogação: 17/09/2009 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=14182@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=14182@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.14182
Resumo:
Título: A COMPETÊNCIA COMUNICATIVA NAS PROVAS DE REDAÇÃO DO DEUTSCHES SPRACHDIPLOM E DO EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO Autor: VERONICA SIQUEIRA DE ANDRADE
Nº do Conteudo: 14182
Catalogação: 17/09/2009 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=14182@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=14182@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.14182
Resumo:
Este trabalho discute as competências e habilidades requeridas dos alunos
do Ensino Médio na produção escrita em língua alemã para obtenção do
Deutsches Sprachdiplom (DSD). Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, cuja
base teórica é o conceito de competência comunicativa, a partir de sua definição
no Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas (QECR), documento
de 2001 que rege a elaboração e os critérios de avaliação das provas do DSD.
Inicialmente, o trabalho apresenta um levantamento dos estudos lingüísticos desde
a Antigüidade Clássica até o surgimento do conceito de competência
comunicativa. Nesta fase também são identificadas algumas relações deste
conceito com áreas afins, tais como a lingüística textual, a sociolingüística e a
pragmática. Em seqüência, o estudo mostra o conceito de competência como
proposto no QECR e nos Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio
(2000), documento que, ao lado da Lei de Diretrizes e Bases da Educação
Nacional (1996) e das Orientações Curriculares para o Ensino Médio (2006),
serve de fundamento para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Para
discutir a aplicação dos parâmetros propostos para a avaliação da produção escrita
em alemão, este trabalho seleciona as provas de redação do DSD -
especificamente no nível de proficiência chamado B1 - e do ENEM, com seus
respectivos critérios de correção. Por fim, o estudo sugere um trabalho conjunto
com a Língua Portuguesa nas escolas, uma vez que a definição de competência
comunicativa vale tanto para língua materna quanto para língua estrangeira.