$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC |



Título: A COMPETÊNCIA COMUNICATIVA NAS PROVAS DE REDAÇÃO DO DEUTSCHES SPRACHDIPLOM E DO EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO
Autor: VERONICA SIQUEIRA DE ANDRADE
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  MONICA MARIA GUIMARAES SAVEDRA - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 14182
Catalogação:  17/09/2009 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=14182@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=14182@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.14182

Resumo:
Este trabalho discute as competências e habilidades requeridas dos alunos do Ensino Médio na produção escrita em língua alemã para obtenção do Deutsches Sprachdiplom (DSD). Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, cuja base teórica é o conceito de competência comunicativa, a partir de sua definição no Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas (QECR), documento de 2001 que rege a elaboração e os critérios de avaliação das provas do DSD. Inicialmente, o trabalho apresenta um levantamento dos estudos lingüísticos desde a Antigüidade Clássica até o surgimento do conceito de competência comunicativa. Nesta fase também são identificadas algumas relações deste conceito com áreas afins, tais como a lingüística textual, a sociolingüística e a pragmática. Em seqüência, o estudo mostra o conceito de competência como proposto no QECR e nos Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio (2000), documento que, ao lado da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (1996) e das Orientações Curriculares para o Ensino Médio (2006), serve de fundamento para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Para discutir a aplicação dos parâmetros propostos para a avaliação da produção escrita em alemão, este trabalho seleciona as provas de redação do DSD - especificamente no nível de proficiência chamado B1 - e do ENEM, com seus respectivos critérios de correção. Por fim, o estudo sugere um trabalho conjunto com a Língua Portuguesa nas escolas, uma vez que a definição de competência comunicativa vale tanto para língua materna quanto para língua estrangeira.

Descrição Arquivo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT E SUMÁRIO  PDF
CAPÍTULO 1  PDF
CAPÍTULO 2  PDF
CAPÍTULO 3  PDF
CAPÍTULO 4  PDF
CAPÍTULO 5  PDF
CAPÍTULO 6  PDF
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E ANEXOS  PDF
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui