$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC|



Título: MULHER, MATERNIDADE E TRABALHO: DILEMAS CONTEMPORÂNEOS
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): TATIANA CHARPINEL PEREIRA D ELIA

Colaborador(es):  ANDREA SEIXAS MAGALHAES - Orientador
Número do Conteúdo: 13857
Catalogação:  09/07/2009 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=13857@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=13857@2

Resumo:
As mudanças observadas na sociedade a partir da entrada das mulheres no mercado de trabalho levaram o modelo de família tradicional e as relações de gênero a serem questionados. Devido à redução do número de filhos propiciada pelo avanço dos métodos de contracepção e ao aumento da escolaridade feminina, a mulher atual pode se dedicar à vida profissional e obter sucesso nas mais diversas áreas. Possuir uma carreira tornou-se um valor importante para a mulher contemporânea. No entanto, a despeito destas mudanças, ainda hoje as mulheres tendem a assumir uma maior parcela de responsabilidade no que diz respeito aos cuidados com os filhos, já que a maternidade permanece sendo vista como prioritária na vida de uma mulher. As dificuldades envolvidas na conciliação entre maternidade e trabalho, sobretudo nos primeiros anos de vida dos filhos, têm levado muitas mulheres a abandonar até mesmo carreiras bem-sucedidas, fruto de dedicação e investimento, para se voltar exclusivamente aos cuidados com a prole. Com o objetivo de investigar as motivações, sentimentos e expectativas envolvidos nesta decisão, realizamos um estudo de campo com oito mulheres das camadas médias, com filhos pequenos, que fizeram esta opção. Da análise do discurso das entrevistas emergiram sete categorias, que configuraram os temas primordiais dos relatos das participantes, envolvendo o foco na vida profissional, a mudança dos objetivos de vida após a maternidade, a valorização da presença da mãe na vida dos filhos, a avaliação da convivência com os filhos, o apoio do cônjuge, o retorno ao trabalho relacionado a uma cobrança social, e a importância do tempo livre. Nossos resultados apontam principalmente para um retorno de valores tradicionais, menos individualistas, além da revalorização da vida privada como meio de transformar o mundo do trabalho.

Descrição Arquivo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT E SUMÁRIO  PDF
CAPÍTULO 1  PDF
CAPÍTULO 2  PDF
CAPÍTULO 3  PDF
CAPÍTULO 4  PDF
CAPÍTULO 5  PDF
CAPÍTULO 6  PDF
CAPÍTULO 7  PDF
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E ANEXOS  PDF
Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui