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A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
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Coleção Digital
Título: SIMULAÇÃO NUMÉRICA DO ESCOAMENTO EM HIDROCICLONE DESTINADO A APLICAÇÕES DE ALTO TEOR DE ÓLEO Autor: GELMIREZ MARTINS RAPOSO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
ANGELA OURIVIO NIECKELE - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 13794
Catalogação: 16/06/2009 Liberação: 16/06/2009 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=13794&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=13794&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.13794
Resumo:
Título: SIMULAÇÃO NUMÉRICA DO ESCOAMENTO EM HIDROCICLONE DESTINADO A APLICAÇÕES DE ALTO TEOR DE ÓLEO Autor: GELMIREZ MARTINS RAPOSO
Nº do Conteudo: 13794
Catalogação: 16/06/2009 Liberação: 16/06/2009 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=13794&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=13794&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.13794
Resumo:
A separação ciclônica vem se tornando nas últimas décadas um processo
cada vez mais utilizado na separação gás-líquido, líquido-líquido e sólidolíquido,
principalmente na indústria do petróleo. Com o crescente aumento das
prospecções marítimas torna-se necessário reduzir o peso e a dimensão de
equipamentos. Isto pode ser conseguido com a separação ciclônica, uma vez que
pode-se criar um campo centrífugo diversas vezes superior ao campo
gravitacional, tornando possível o desenvolvimento de equipamentos bastante
compactos. A principal diferença entre os diversos ciclones é a sua geometria. A
otimização dos mesmos para as variadas aplicações é, a cada ano, baseada menos
em experimentos e mais em modelos matemáticos. No presente trabalho foi
investigada a adequação dos modelos de turbulência de Tensões de Reynolds
RSM (Reynolds Stress Model) e Grandes Escalas LES (Large Eddy Simulation)
para a previsão do escoamento em um hidrociclone de alto teor de óleos através
da comparação com dados experimentais e numéricos disponíveis na literatura.
Após essa etapa foi investigada a influência de diversos parâmetros operacionais
e geométricos como vazão, rugosidade e comprimento do hidrociclone no
escoamento. Ambas as metodologias mostraram vantagens e deficiências, sendo
que o modelo LES apresentou precisão superior com relação aos parâmetros
turbulentos. Com relação à variação nos parâmetros do equipamento, a
metodologia RSM foi capaz de prever corretamente, de acordo com evidências
experimentais, a mesma tendência de redução de perda de carga com redução da
vazão, aumento da rugosidade e comprimento.