INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC



Título: NOS CAMINHOS DA FOLIA: UM PERCURSO DE (RE)CONHECIMENTO NA ESCOLA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): DANIELA VERGUEIRO RODRIGUES

Colaborador(es):  MARIA INES GARCIA DE FREITAS BITTENCOURT - Orientador
Número do Conteúdo: 13744
Catalogação:  08/06/2009 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=13744@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=13744@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.13744

Resumo:
Dentro de instituições escolares, algumas práticas reproduzem situações de exclusão e violência, marcando não só o percurso escolar como também a vida de alunos, enquanto outras permitem a ruptura deste ciclo vicioso. Este trabalho tem como objetivo discorrer sobre as especificidades do sistema escolar enquanto fator diferencial na formação dos alunos, identificando práticas que, através do reconhecimento dos sujeitos e de sua cultura, introduzem possibilidades de transformação. A criação de um grupo de música, dança e teatro tendo por tema a Folia de Reis dentro de uma escola pública da Zona Sul do Rio de Janeiro será tema de uma pesquisa de campo, estudandose um procedimento que, advindo da iniciativa de crianças e jovens até então excluídos do processo de alfabetização, tem possibilitado a estes alunos ocupar um novo lugar no sistema instituinte. Assim, enfatizando o potencial criativo, busca-se pensar sobre as diversas práticas que facilitam a instalação do que será chamado de Ciclo Virtuoso nas relações sociais destas crianças e jovens, garantindo-lhes a construção de um novo percurso em suas vidas.

Descrição Arquivo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT E SUMÁRIO  PDF
CAPÍTULO 1  PDF
CAPÍTULO 2  PDF
CAPÍTULO 3  PDF
CAPÍTULO 4  PDF
CAPÍTULO 5  PDF
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E ANEXOS  PDF
Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui