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A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
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Coleção Digital
Título: DOMINGO É DIA DE FELICIDADE: AS CRIANÇAS E AS NOTÍCIAS Autor: MARIA INES DE CARVALHO DELORME
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
ROSALIA MARIA DUARTE - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 12861
Catalogação: 06/01/2009 Liberação: 06/01/2009 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=12861&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=12861&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.12861
Resumo:
Título: DOMINGO É DIA DE FELICIDADE: AS CRIANÇAS E AS NOTÍCIAS Autor: MARIA INES DE CARVALHO DELORME
Nº do Conteudo: 12861
Catalogação: 06/01/2009 Liberação: 06/01/2009 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=12861&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=12861&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.12861
Resumo:
Domingo é dia de felicidade é o título desta tese de
doutoramento, voltada
para o exame de diferentes variáveis que possam contribuir
para um melhor
entendimento das relações que as crianças estabelecem com as
notícias oriundas
da televisão. A pesquisa configura-se como um estudo de
cunho etnográfico sobre
crianças que freqüentam o primeiro ano do ciclo de formação
em uma
determinada escola pública municipal da cidade do Rio de
Janeiro, no período
escolar de 2007. No foco deste estudo, encontram-se crianças
que se caracterizam
como sujeitos ativos, participativos, que gostam de opinar e
que se sentem aptas a
questionar certos padrões da televisão e do mundo adulto, em
situações interativas
com seus pares. Meu objetivo nuclear foi conhecer e
compreender suas
preferências, os recortes que fazem do que vêem, seus
sentimentos, modos de
relação entre suas experiências e as notícias televisivas,
numa análise que
envolveu a produção, considerou dados de veiculação até
alcançar a repercussão e
as marcas dessas notícias em suas vidas. Para isso, as
crianças foram consideradas
como produtoras e consumidoras da cultura, configurando-se,
assim, numa
audiência crítica também dos telejornais. Para conhecer os
atributos dos
acontecimentos que permitem vir a veiculá-los como notícias
na televisão e, ao
mesmo tempo, para ser possível entender as diferentes
repercussões dessas
notícias na vida das crianças, houve uma aproximação teórica
de áreas
diferenciadas como Comunicação Social, Educação e Teoria da
Literatura,
articulação esta que se fez sempre norteada pelas
possibilidades de alcance e
limite conceituais, cujos aproveitamentos impliquem a
passagem de um campo
disciplinar a outro.
Descrição | Arquivo |
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT E SUMÁRIO | |
CAPÍTULO 1 | |
CAPÍTULO 2 | |
CAPÍTULO 3 | |
CAPÍTULO 4 | |
CAPÍTULO 5 | |
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E ANEXOS |