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A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
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Coleção Digital
Título: TRABALHO DOCENTE: DE PORTAS ABERTAS PARA O COTIDIANO DE UMA ESCOLA PRISIONAL Autor: ELIZABETH DE LIMA GIL VIEIRA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
ISABEL ALICE OSWALD MONTEIRO LELIS - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 12527
Catalogação: 25/11/2008 Liberação: 25/11/2008 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=12527&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=12527&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.12527
Resumo:
Título: TRABALHO DOCENTE: DE PORTAS ABERTAS PARA O COTIDIANO DE UMA ESCOLA PRISIONAL Autor: ELIZABETH DE LIMA GIL VIEIRA
Nº do Conteudo: 12527
Catalogação: 25/11/2008 Liberação: 25/11/2008 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=12527&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=12527&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.12527
Resumo:
Esta dissertação visa analisar os saberes, interações e
competências utilizadas
pelos professores no contexto diferenciado de uma escola
prisional. Considera-se
que o espaço de realização do trabalho apresenta
especificidades tanto em relação às
condições para o exercício da atividade, quanto ao objeto
de trabalho, o sujeito
privado de liberdade. As análises desenvolvidas nesse
estudo se apóiam em material
empírico produzido junto a dez professores do Ensino
Fundamental II e Ensino
Médio da Escola Henrique de Sousa Filho, Henfil,
localizada
no Complexo
Penitenciário de Bangu, na Penitenciária Vicente Piragibe
e
nos estudos de Maurice
Tardif, Claude Lessard, Jacques Therrien e Phillippe
Perrenoud sobre o saber da
experiência, as interações no espaço escolar e trabalho
docente Trabalhamos com
alguns princípios da Ergonomia e da Ergologia, que têm
como
objeto a análise das
situações de trabalho, utilizando como instrumentos de
coleta de dados entrevistas
individuais, observações e registros em um diário de
campo.
Procuramos, entre
outras questões, perceber que tipos de movimentos são
feitos pelos professores, as
atividades que realizam diante das imprevisibilidades do
meio, em uma escola
situada em cárcere. Os resultados apontam que, embora a
prática docente se dê em
ambiente insalubre e inconstante, junto a um grupo de
alunos, por vezes,
emocionalmente comprometido, os professores exercem sua
função com satisfação,
mesmo apontando as lacunas da formação inicial, a
ausência
de políticas públicas
destinadas à educação prisional e o impacto das normas da
prisão sobre a pessoa e o
trabalho do(a) professor(a). Constatou-se um investimento
pessoal do profissional de
ensino que atua nas escolas prisionais como forma de
diminuir o hiato existente entre
a prescrição e a atividade.