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A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
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Coleção Digital
Título: PEQUENAS RESISTÊNCIAS DA NARRATIVA: A MICROFICCÇÃO EM TRÊS VOZES Autor: CARLA VICTORIA ALBORNOZ
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
KARL ERIK SCHOLLHAMMER - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 12216
Catalogação: 22/09/2008 Liberação: 22/09/2008 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=12216&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=12216&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.12216
Resumo:
Título: PEQUENAS RESISTÊNCIAS DA NARRATIVA: A MICROFICCÇÃO EM TRÊS VOZES Autor: CARLA VICTORIA ALBORNOZ
Nº do Conteudo: 12216
Catalogação: 22/09/2008 Liberação: 22/09/2008 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=12216&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=12216&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.12216
Resumo:
O relato brevíssimo é um espaço particular que vem
experimentando um crescimento sustentado desde meados do
século XX, especialmente na América Latina. Uma plétora de
escritores e de antologias organizadas nesse formato
invadiu o mercado editorial hispano-americano nos últimos
anos. Trata-se da microficção, uma narrativa que cabe no
espaço de uma página. Muitas das ferramentas narrativas dos
pequenos relatos provêm do conto, do qual herda a
capacidade de criar uma tensão, um ritmo que se traduz na
sua pulsão interna, embora nelas também haja ressonâncias de
outros gêneros. Na economia da linguagem da microficção
esconde-se um olhar lúdico com forte presença do
humor e da paródia no tratamento de certas temáticas.
Situações do cotidiano, contos populares ou versões
corriqueiras de clássicos da literatura misturam-se
com ângulos inéditos da condição humana. Vozes aparentemente
anônimas trazem de um lugar de não-tempo e de não-espaço
histórias que provocam um despertar dos sentidos sobre
aquilo que, em princípio, parece inexplicável. A
perspectiva de análise a que nos propomos é a da recriação
da tendência atual da praxis cultural de desintegração dos
gêneros, examinando alguns de seus antecedentes, várias das
características que constituem as microficções, como
também a idéia de resistência que a atomização da narrativa
em pequenos blocos (fragmentos) acarreta. A dissertação
aborda a microficção como uma forma de escrita fragmentária
e faz algumas leituras sobre a sua relação com a geometria
de fractais a partir da obra de Ana María Shua, Luisa
Valenzuela e Marina Colasanti.