INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC



Título: EDUCAÇÃO SUPERIOR, TRABALHO E CIDADANIA DA POPULAÇÃO NEGRA: O QUE ACONTECEU COM OS ESTUDANTES PROVENIENTES DOS PRÉVESTIBULARES COMUNITÁRIOS E POPULARES EM REDE BENEFICIÁRIOS DAS AÇÕES AFIRMATIVAS DA PUC-RIO APÓS SUA FORMATURA NA GRADUAÇÃO?
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): REINALDO DA SILVA GUIMARAES

Colaborador(es):  DENISE PINI ROSALEM DA FONSECA - Orientador
Número do Conteúdo: 11166
Catalogação:  10/01/2008 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=11166@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=11166@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.11166

Resumo:
Este trabalho busca conhecer a trajetória de vida dos universitários provenientes dos pré-vestibulares comunitários e populares em rede, que foram beneficiados com as ações afirmativas da PUC-Rio desde 1993, após a sua formatura na graduação, com especial ênfase nos indivíduos da população negra. Para tanto, procurou-se conhecer a atual realidade profissional desses indivíduos e o impacto da sua formação universitária sobre sua vida material e sobre suas relações com a família e com a comunidade de onde são provenientes. Ao empreender esta análise, que é política e simbolicamente relevante, procura-se descrever aspectos ainda desconhecidos, tanto no que diz respeito à estes novos profissionais e sua entrada no mercado de trabalho, quanto ao acesso a bens culturais recentemente aberto para os indivíduos da população negra. Assim, para além de mapear a trajetória dos 14 indivíduos entrevistados, procurou-se entender as questões colocadas a partir de sua formação, para saber se o acesso ao ensino superior e a passagem pela universidade tem de fato ampliado os seus direitos de cidadania. A intenção é a de contribuir com informações que permitam avaliar se as perspectivas integradoras da população negra, muito presentes nos discursos sobre ações afirmativas, tanto nas universidades, como na esfera do trabalho, têm sido capazes de transformar os conteúdos subjacentes às relações raciais no contexto sociocultural brasileiro.

Descrição Arquivo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTAS  PDF
CAPÍTULO 1  PDF
CAPÍTULO 2  PDF
CAPÍTULO 3  PDF
CAPÍTULO 4  PDF
CAPÍTULO 5  PDF
CAPÍTULO 6  PDF
CAPÍTULO 7  PDF
BIBLIOGRAFIA E ANEXOS  PDF
Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui