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Coleção Digital
Título: MARCAS PRÓPRIAS: UM ESTUDO DOS MERCADOS SUPERMERCADISTAS FRANCÊS E BRASILEIRO Autor: DANIEL SALDANHA ERTHAL
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
HELENE BERTRAND - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 10855
Catalogação: 22/11/2007 Liberação: 22/11/2007 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE TRABALHO PREMIADO
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=10855&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=10855&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.10855
Resumo:
Título: MARCAS PRÓPRIAS: UM ESTUDO DOS MERCADOS SUPERMERCADISTAS FRANCÊS E BRASILEIRO Autor: DANIEL SALDANHA ERTHAL
Nº do Conteudo: 10855
Catalogação: 22/11/2007 Liberação: 22/11/2007 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE TRABALHO PREMIADO
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=10855&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=10855&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.10855
Resumo:
As marcas próprias (MP s) despontam como sendo uma das principais ferramentas do varejo para seu crescimento e fomentação dos lucros. Em países como a França e os EUA elas já representam 36 porcento e 20 porcento das vendas totais do varejo supermercadista respectivamente. No Brasil, esse percentual ainda não passa de 7 porcento. O intuito deste estudo é realizar um comparativo entre o mercado brasileiro e o francês de MP s verificando as suas similaridades e diferenças para analisar as possíveis perspectivas futuras para esse segmento no Brasil. O mercado francês foi selecionado por diversas razões dentre elas por ser um mercado maduro nesse segmento e pelos dois principais varejistas brasileiros
serem direta ou indiretamente controlados por franceses. A literatura sobre o tema no Brasil ainda é restrita e, em sua maioria, são direcionados para aspectos sobre a relação da indústria com o varejo, com poucas referências a mercados internacionais como esse paralelo que aqui está sendo proposto (Brito et al., 2004). A partir de entrevistas com diretores dos principais supermercadistas brasileiros e franceses que representam 85 porcento e 75 porcento de vendas de MP s nos respectivos mercados, foram traçadas as características do mercado brasileiro e um comparativo entre os dois mercados. Posteriormente, com
base nos dados analisados foi delineado um possível cenário futuro das MP s no Brasil. Os resultados indicam que o mercado brasileiro ainda está subdesenvolvido em relação ao francês pela evolução do varejo e pelo alto envolvimento com marcas pelo consumidor brasileiro. A tendência para o mercado
brasileiro é de se profissionalizar mais nos próximos anos com uma crescente aceitação do consumidor e de desenvolver novas categorias de produtos no médio e longo prazo.
Descrição | Arquivo |
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTAS | |
CAPÍTULO 1 | |
CAPÍTULO 2 | |
CAPÍTULO 3 | |
CAPÍTULO 4 | |
CAPÍTULO 5 | |
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E ANEXOS |