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Título: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO DO PROCESSAMENTO DE INFORMAÇÃO DAS INTERFACES NA AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM: O ASPECTO VERBAL NO PORTUGUÊS
Autor: CARLOS EDUARDO SERRINA DE LIMA RODRIGUES
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  LETICIA MARIA SICURO CORREA - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 10731
Catalogação:  19/10/2007 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=10731@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=10731@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.10731

Resumo:
Este estudo focaliza a aquisição do aspecto verbal no português, no contexto de uma teoria da aquisição da linguagem que visa a caracterizar o modo como a criança percebe informação gramaticalmente relevante, visível nas interfaces fônica e semântica da língua com os sistemas perceptual/articulatório e conceputual/intencional, respectivamente, a partir do início do segundo ano de vida. A dissertação baseia-se nos pressupostos do Programa Minimalista (Chomsky, 1995; 1999) e numa proposta teórica que visa a uma articulação entre teoria lingüística e psicolingüística no estudo da aquisição da linguagem (Corrêa, 2005a; 2006). A hipótese de trabalho é a de que a criança reconhece aspecto como um traço formal da língua inicialmente a partir de variações morfofonológicas na classe fechada dos afixos verbais, em termos de formas marcadas e não marcadas, ainda de maneira indissociada da informação pertinente a tempo, e que distinções relativas a perfectividade são posteriormente estabelecidas com base no processamento na interface semântica. Investiga-se em que medida informação referente a traços semânticos da raiz verbal concernentes a aspecto lexical (como telicidade, por exemplo) interage com a informação relativa a perfectividade proveniente de variações na forma dos afixos verbais. Com este fim, uma metodologia experimental é desenvolvida, com vistas a dissociar a percepção de informação proveniente das interfaces fônica e semântica relativa a tempo/aspecto. Explora-se o paradigma da detecção de novidade, tradicionalmente utilizado no estudo do desenvolvimento conceptual não-lingüístico, na percepção de informação fônica (formas marcadas de tempo/aspecto como novidade) e conceptual (evento concluído como novidade). Um experimento-piloto, conduzido com crianças de 18-28 meses, é relatado. Um segundo experimento, com crianças de 3 e 5 anos, conduzido com a técnica da manipulação de brinquedos, é reportado, no qual telicidade e perfectividade são variáveis manipuladas. Os resultados são discutidos com relação à metodologia para o estudo do processamento na interface semântica, e em relação a dados da produção de distinções aspectuais na fala espontânea de crianças e hipóteses correntes na literatura em aquisição da linguagem quanto ao papel de informação semântica no estabelecimento de distinções gramaticais.

Descrição Arquivo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTAS  PDF
CAPÍTULO 1  PDF
CAPÍTULO 2  PDF
CAPÍTULO 3  PDF
CAPÍTULO 4  PDF
CAPÍTULO 5  PDF
CAPÍTULO 6  PDF
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E ANEXOS  PDF
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