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A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
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Coleção Digital
Título: O PROCESSO DE TOMADA DE DECISÃO DE UMA PROFESSORA DE INGLÊS COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA: FATORES INFLUENTES Autor: FLAVIO BARRETO SOARES
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
INES KAYON DE MILLER - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 10688
Catalogação: 04/10/2007 Liberação: 04/10/2007 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=10688&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=10688&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.10688
Resumo:
Título: O PROCESSO DE TOMADA DE DECISÃO DE UMA PROFESSORA DE INGLÊS COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA: FATORES INFLUENTES Autor: FLAVIO BARRETO SOARES
Nº do Conteudo: 10688
Catalogação: 04/10/2007 Liberação: 04/10/2007 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=10688&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=10688&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.10688
Resumo:
O objetivo deste trabalho é investigar o processo de
tomada de decisão de
uma professora de inglês como língua estrangeira,
especialmente os fatores
influentes nestas decisões, que são, de fato, os elementos
identificados e
analisados nesta pesquisa. Neste estudo, o processo de
tomada de decisão dos
professores é visto em uma perspectiva sócio-cognitiva
(Woods, 1996), onde a
sala de aula é considerada em suas dimensões social,
cognitiva e afetiva
(Allwright, 1988, 1996; Van Lier, 1996). Os fatores
influentes são analisados
dentro dos três estágios da tomada de decisão descritos
por Woods (1996) em seu
modelo etno-cognitivo, que são: (i) os eventos/ações em
sala de aula, que juntos
formam um curso; (ii) o planejamento que precede estes
eventos e ações, onde o
professor atua de forma a criar o curso e elementos que
formarão os eventos
citados acima; e, (iii) a compreensão/interpretação que
vem logo em seguida,
através de quais ações e eventos são entendidos e
avaliados, alimentando o
processo de planejamento que por sua vez irá influenciar
ações e eventos futuros,
dando início ao novo ciclo. Assim, este estudo caracteriza-
se como uma pesquisa
de base micro-etnográfica (cf: Erickson, 2001), cuja
metodologia focaliza o
comportamento das pessoas no seu ambiente de trabalho,
descrevendo a sua
cultura e as relações sociais, buscando entender como as
pessoas vêem a si
mesmas e o seu grupo. Assim, foram feitas gravações em
vídeo de duas aulas da
professora. Uma semana depois a professora foi convidada a
narrar para o autorpesquisador
o que havia acontecido na aula gravada em vídeo. De comum
acordo
com a professora, decidiu-se, ainda, recorrer à adaptação
do processo chamado
por muitos autores de storytelling (Calter, 1993; Casanave
& Schecter, 1997;
Clandinin & Connelly, 2000; Connelly & Clandinin, 1990,
1999; Trimmer,
1997; Witherell & Noddings, 1991; in Contreras E., 2000).
As decisões do
professor, em qualquer nível ou momento do curso, são
influenciadas por vários fatores simultaneamente, além de
representar e sinalizar suas crenças, suposições
e conhecimento.