XINFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital
Título: LA VISION DE LNULLÉDUCATION MATHÉMATIQUE DNULLAUGUSTE COMTE Autor: JOSE LOURENCO DA ROCHA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
JOÃO BOSCO PITOMBEIRA FERNANDES DE CARVALHO -
GERT SCHUBRING -
Nº do Conteudo: 9403
Catalogação: 19/12/2006 Idioma(s): PORTUGUESE - BRAZIL
Tipo: TEXT Subtipo: THESIS
Natureza: SCHOLARLY PUBLICATION
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=9403@1
Referência [fr]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=9403@3
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.9403
Resumo:
Título: LA VISION DE LNULLÉDUCATION MATHÉMATIQUE DNULLAUGUSTE COMTE Autor: JOSE LOURENCO DA ROCHA
GERT SCHUBRING -
Nº do Conteudo: 9403
Catalogação: 19/12/2006 Idioma(s): PORTUGUESE - BRAZIL
Tipo: TEXT Subtipo: THESIS
Natureza: SCHOLARLY PUBLICATION
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=9403@1
Referência [fr]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=9403@3
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.9403
Resumo:
Il est généralement accepté que le Positivisme, système
philosophique
développé par Augute Comte, a eu une influence
significative sur l´incorporation
des mathématiques dans les institutions d´enseignement
supérieur brésiliennes, au
XIXème siècle, et aussi dans les établissements
d´enseignement sécondaire de notre
pays. À partir de ce constat, le bût de ce travail est
essayer de comprendre la
conception des Éducation Mathématiques du phylosophe de
Montpellier. Pour y
arriver, nous partons d´une conception bien globale de
l´Éducation Mathématique,
parce que l´Éducation nous remet à une conception la plus
complete possible de
l´homme et de la société. Il a donc été nécessaire, de
commencer le travail par
une étude générale sur le positivisme, pour qu´on puisse
comprendre ses
caractéristiques particulières. Ensuite, nous avons
discuté, de plusieurs points de
vue, les antécédents, le commencent, la dissémination et la
décadence de la pensée
positiviste au Brésil. Après ça, nous avons étudié la
conception des
mathématiques de Comte, en enployant ses écrits. Nous
remaquons que notre
acceptation d´une signification plus étendue de ce qu´est
l´Éducation
Mathématique a exigé l´analyse d´une bonne partie de ses
écrits, plus vaste que
celle faite par les chercheurs de ce sujet, qui
généralement laissent de côté ses
Écrits de Jeunesse (1816-1828), le Système de Politique
Positive (1851-1854) et
la Synthèse Subjective (1856). Nous arrivons ainsi à ce
qu´on peut extraire de la
pensée de ce phylosophe sur l´Éducation et l´Éducation
Mathématique. La
principale contribution de ce travail est d´essayer de
fournir des éléments pour
l´étude d´une période très importante de nôtre histoire et
donc permettre un point
de vue plus profond a ceux qui font des recherches sur
l´histoire de l´éducation
mathématique au Brésil. En peu de mots, la compréhension
plus approfondie du passé permet qu´on regarde le présent
avec plus de sens critique et de ressources
théoriques.
Descrição | Arquivo |
COVER, ACKNOWLEDGMENTS, RESUMO, RÉSUMÉ, SUMMARY AND LISTS | |
CHAPTER 1 | |
CHAPTER 2 | |
CHAPTER 3 | |
CHAPTER 4 | |
CHAPTER 5 | |
CHAPTER 6 | |
CHAPTER 7 | |
REFERENCES |