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Coleção Digital
Título: A EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NA VISÃO DE AUGUSTO COMTE Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO Autor(es): JOSE LOURENCO DA ROCHA
Colaborador(es): JOÃO BOSCO PITOMBEIRA FERNANDES DE CARVALHO - Orientador
GERT SCHUBRING - Coorientador
Número do Conteúdo: 9403
Catalogação: 19/12/2006 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=9403@1
Referência [fr]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=9403@3
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.9403
Resumo:
Título: A EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NA VISÃO DE AUGUSTO COMTE Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO Autor(es): JOSE LOURENCO DA ROCHA
Colaborador(es): JOÃO BOSCO PITOMBEIRA FERNANDES DE CARVALHO - Orientador
GERT SCHUBRING - Coorientador
Número do Conteúdo: 9403
Catalogação: 19/12/2006 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=9403@1
Referência [fr]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=9403@3
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.9403
Resumo:
É consenso que o Positivismo, sistema filosófico
desenvolvido por Auguste
Comte, teve significativa influência tanto na forma como a
Matemática foi
incorporada nas instituições de ensino superior do Brasil,
no século XIX, quanto
na maneira em que essa ciência foi disseminada nas escolas
secundárias. A partir
dessa constatação, definiu-se como principal objetivo desta
Tese compreender a
visão que o filósofo de Montpellier tinha da Educação
Matemática. Para alcançálo,
partiu-se de um conceito amplo de Educação Matemática, que
engloba o de
Ensino da Matemática, considerando que a idéia de Educação
abarca uma
concepção mais completa possível do Homem e da sociedade na
qual está
inserido. Fez-se necessário, de início, um estudo mais
geral do Positivismo, para
que fossem entendidas posteriormente suas particularidades.
A partir daí, foram
discutidos, sob vários enfoques, os antecedentes, os
primórdios, a disseminação e
a decadência do pensamento positivista no Brasil. Em
seguida, estudou-se a idéia
que Comte tinha da Matemática, utilizando-se de suas obras
sobre o assunto. Vale
ressaltar que o enfoque em uma concepção mais ampla da
Educação Matemática
exigiu a análise de um número maior de suas obras que as
utilizadas usualmente
pelos estudiosos do tema, pois normalmente são deixados de
lado os seus Escritos
da Juventude, o Sistema de Política Positiva (1851-1854) e
a Síntese Subjetiva
(1856). Finalmente, chega-se à visão que se pode extrair do
pensamento desse
filósofo sobre Educação e Educação Matemática. A principal
contribuição que
este trabalho pretende dar à sua área de pesquisa é
fornecer subsídios ao estudo de
uma época importante de nossa história, de forma a
propiciar uma visão cada vez
mais refinada aos estudiosos da História da Educação
Matemática do Brasil. Em
última análise, a pretensão desta pesquisa é, por meio de
uma compreensão melhor do passado, permitir que se olhe
para a época atual com mais senso crítico
e embasamento teórico.