XINFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital
Título: PETER TSCHERKASSKY S CURSED CINEMA: HAUNTOLOGY AND FORMLESS Autor: BARBARA BERGAMASCHI NOVAES
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
LUIZ CAMILLO DOLABELLA PORTELLA OSORIO DE ALMEIDA - ADVISOR
Nº do Conteudo: 60700
Catalogação: 03/10/2022 Idioma(s): PORTUGUESE - BRAZIL
Tipo: TEXT Subtipo: THESIS
Natureza: SCHOLARLY PUBLICATION
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=60700@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=60700@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.60700
Resumo:
Título: PETER TSCHERKASSKY S CURSED CINEMA: HAUNTOLOGY AND FORMLESS Autor: BARBARA BERGAMASCHI NOVAES
Nº do Conteudo: 60700
Catalogação: 03/10/2022 Idioma(s): PORTUGUESE - BRAZIL
Tipo: TEXT Subtipo: THESIS
Natureza: SCHOLARLY PUBLICATION
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=60700@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=60700@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.60700
Resumo:
At the intersection between the museum and the movie theater, a number
of contemporary artists have been investigating the corporeality of analog images.
In this new scene of the poetics of obsolescence, within the specific field of
contemporary found footage avant-garde cinema, our object of study, the Austrian
Peter Tscherkassky (1958-) occupies a prominent place. The thesis is written at
the central injunction of three lines: i - The biography and critical fortune of the
director; ii- the dialogue with a classical historiography and film theory; and iiithe ad hoc critical film analysis of his filmography. In an inflection with Georges
Bataille s excessive anti-axiomatic and formless thought and, as well, into Walter
Benjamin s idea of constellation, we seek to create a series of elective affinities
that compose a network of authors that are fundamental to the thesis, namely:
George Didi -Huberman, Mark Fisher, Rosalind Krauss, Jacques Derrida, Thomas
Elseasser, Roland Barthes, among others.
From a genealogical and extemporaneous re-elaboration of the filmic ruin,
he operates a transgression of the mimesis and the conform similarity of the
images, bringing to light the cursed part of cinematographic historiography.
Instead of a classic indexical ontology, Tscherakassky takes us into the field of
hauntology, in other words, the structural condition of cinema as specters.His
work would be a genealogical attempt of re-enchantment with images of cinema
that are today appeased by the control of narrative teleology and the
representative regime. We conclude that the filmmaker s extemporaneous and
anachronistic cinema are strong responses and symptoms of problematics of the
contemporary cinema scene.
Descrição | Arquivo |
COMPLETE |