XINFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital
Título: MEMORY OF THE RESENTMENTS: THE ARMED REVOLT THROUGH THE BRAZILIAN CINEMA OF THE 80 S AND 90 S Autor: RODRIGO DE MOURA E CUNHA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
LUIS REZNIK - ADVISOR
Nº do Conteudo: 9863
Catalogação: 07/05/2007 Liberação: 07/05/2007 Idioma(s): PORTUGUESE - BRAZIL
Tipo: TEXT Subtipo: THESIS
Natureza: SCHOLARLY PUBLICATION
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=9863&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=9863&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.9863
Resumo:
Título: MEMORY OF THE RESENTMENTS: THE ARMED REVOLT THROUGH THE BRAZILIAN CINEMA OF THE 80 S AND 90 S Autor: RODRIGO DE MOURA E CUNHA
Nº do Conteudo: 9863
Catalogação: 07/05/2007 Liberação: 07/05/2007 Idioma(s): PORTUGUESE - BRAZIL
Tipo: TEXT Subtipo: THESIS
Natureza: SCHOLARLY PUBLICATION
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=9863&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=9863&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.9863
Resumo:
The civilian-military dictatorship and the armed revolt
that had an
outbreak in Brazil from the year of 1964 on, worked as
theme and scenery for a
meaningful cinematographic production in the period of a
political post-opening
marking in an expressive way the culture of the 80 s and
90 s. Through videos
produced throughout these years, the memory of the armed
revolt was being built,
defended and disputed. The creation and the performance of
the leftist armed
organization marked that year like any other ever did as
well as the following
years of the dictatorship that had in the support and
alliance of vast social sectors
one of its major sponsors. The end of the dictatorship
announced in 1979, along
with the Amnesty and the reestablishment of the democracy
marked by the
election of Tancredo Neves in the Electoral College in
1985 provoked a profound
transformation of values in the nominated 68-generation.
The civilian-military
dictatorship, the armed revolt, the repression, the exile,
the Amnesty, the return to
Brazil and the slow, secure and gradual opening are
fundamental items of this
universe of transformations that will supply political and
ideological elements, but
most significantly sentimental elements for the ones that
enjoy the history of the
construction of those memories. Based on that, the theme
of this paper comprises
the analysis of two important movies: Que bom te ver viva
(Lúcia Murat, 1989)
and O que é isso companheiro? (Bruno Barreto, 1987). Each
movie analyzed
independently contribute to explain, in your own
particular way, how the memory
of the armed revolt was built in those two decades and how
this memory relates to
feelings such as resentment, its revealing feature of
possible, impossible,
thinkable and unthinkable paths of remembering and
forgetting. Based on your
own reflectors and prisms, each movie adopts a way of
treating the resentment of
the memory and the memory of the resentment.
Descrição | Arquivo |
COVER, ACKNOWLEDGEMENTS, RESUMO, ABSTRACT, SUMMARY AND LISTS | |
CHAPTER 1 | |
CHAPTER 2 | |
CHAPTER 3 | |
CHAPTER 4 | |
CHAPTER 5 | |
REFERENCES |