XINFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital
Título: THE EMERGENCE OF PROFESSIONAL LEARNING IN BRAZIL IN THE 21ST CENTURY: CONFLICTS AND FUTURE MIRAGES Autor: ANNA BEATRIZ DE ALMEIDA WAEHNELDT
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
ALICIA MARIA CATALANO DE BONAMINO - ADVISOR
Nº do Conteudo: 62304
Catalogação: 20/04/2023 Liberação: 20/04/2023 Idioma(s): PORTUGUESE - BRAZIL
Tipo: TEXT Subtipo: THESIS
Natureza: SCHOLARLY PUBLICATION
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=62304&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=62304&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.62304
Resumo:
Título: THE EMERGENCE OF PROFESSIONAL LEARNING IN BRAZIL IN THE 21ST CENTURY: CONFLICTS AND FUTURE MIRAGES Autor: ANNA BEATRIZ DE ALMEIDA WAEHNELDT
Nº do Conteudo: 62304
Catalogação: 20/04/2023 Liberação: 20/04/2023 Idioma(s): PORTUGUESE - BRAZIL
Tipo: TEXT Subtipo: THESIS
Natureza: SCHOLARLY PUBLICATION
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=62304&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=62304&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.62304
Resumo:
Apprenticeship – a system of technical-vocational training implemented through
work contract in which someone learns a trade by working under a certified expert
- was institutionalized in Brazil as a public policy in the 1940s, as a vehicle for the
process of national industrialization. In the context of the process of
redemocratization of the Brazilian State in the 1980s, it was reconfigured and, after
decades of retraction of its national offer, emerged as the main vector of the right
to professionalization of adolescents and young people, especially those in
situations of social vulnerability and low income. Taking as a starting point the
historical analysis of the processes of emergence, institutionalization and
reconfiguration of apprenticeship, the main objective of this thesis is to investigate
the constitution, still in progress, of its identity, its new meanings and its social and
educational purposes. It will focus on the context of its expansion and
consolidation, over the last two decades, as the most perennial and only national
public policy centered on the school-work transition process. This investigation
about the constitution of the new identity of the learning policy was guided by the
analysis of the different interpretations held both by the state and the social actors
involved in the implementation of the policy regarding its new purpose, which is to
constitute itself as means to guarantee the right to professionalization. Based on
Advocacy Coalition Framework (ACF), this thesis focused its analysis on the
investigation of ideas, values and propositions of the policy subsystem, which is
constituted by the set of different actors, state and social, that deal with the
apprenticeship. The analysis highlights their beliefs, their conflicts and their
impasses around the definitions about which problems need to be faced and the
objectives and impacts to be achieved by the new learning policy. From this context
of analysis, we sought to highlight to what extent this new identity, that emerges
from the process of implementing the policy, is different from and similar to the
correctional, assistance and technical models that marked learning throughout
Brazilian history, and to point out the new directions that the policy is taking.
Descrição | Arquivo |
COMPLETE |