XINFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital
Título: BETWEEN MERITOCRACY AND EQUITY: THE PRÊMIO ESCOLA NOTA DEZ (MAXIMUM SCORE SCHOOL AWARD) THROUGH THE PERCEPTION OF IMPLEMENTING AGENTS Autor: MARIA OCELIA MOTA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
ALICIA MARIA CATALANO DE BONAMINO - ADVISOR
Nº do Conteudo: 52701
Catalogação: 13/05/2021 Liberação: 13/05/2021 Idioma(s): PORTUGUESE - BRAZIL
Tipo: TEXT Subtipo: THESIS
Natureza: SCHOLARLY PUBLICATION
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=52701&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=52701&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.52701
Resumo:
Título: BETWEEN MERITOCRACY AND EQUITY: THE PRÊMIO ESCOLA NOTA DEZ (MAXIMUM SCORE SCHOOL AWARD) THROUGH THE PERCEPTION OF IMPLEMENTING AGENTS Autor: MARIA OCELIA MOTA
Nº do Conteudo: 52701
Catalogação: 13/05/2021 Liberação: 13/05/2021 Idioma(s): PORTUGUESE - BRAZIL
Tipo: TEXT Subtipo: THESIS
Natureza: SCHOLARLY PUBLICATION
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=52701&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=52701&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.52701
Resumo:
The goal of this doctoral dissertation is to investigate the implementation of
the Prêmio Escola Nota Dez (PENDez) - Maximum Score School Award - in four
pairs of schools in Ceará state – Brazil. For this purpose this study seeks to
understand how the implementation of policy occurs, based on the perception and
performance of the implementing agents. PENDEz is the main instrument for state
induction of the Pacto de Alfabetização na Idade Certa (Paic) - Pact for Literacy
in the Right Age. Since 2007, the PENDEz has been awarding the 150 best
performing schools in the Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica
do Ceará (Basic Education Permanent Assessment System of Ceará state) –
Spaece-Alfa. This program also provides financial support to the lower
performing schools. This resource is equal to half of the award of the schools that
reached the best results. This research focused on the implementation of PENDEz
in the initial years of elementary school. There were used of Spaece-Alfa data for
the selection of four pairs of schools. The analysis was based on documentary
exploration, observation and interviews with the implementing agents (teachers,
education administrators and managers of the PAIC). The research intends to
describe the pressures and conditionalities of the PENDez on the schools and the
relations established in the partnerships schools. This study also aims to show the
role of the agents and the use of their discricionariety in the adequacy,
interpretation and local adjustment of the policy itself. The interview scripts and
analyzes were constructed in interlocution with studies of street and middle level
bureaucracy (LIPSKY, LOTTA, OLIVEIRA), school equity (DUBET), public
action instruments (LASCOUMÉS and LE GALÉS) and accountability
AFONSO; BARROSO). The results show that the supported schools were able to
improve their results, regardless of whether they received financial assistance
from the state government or technical-pedagogical support from the awardwinning
schools, as advocated by PENDEZ standards. It was also noted the
importance of the symbolic dimension of the Prize, which acts in a way that
places awarding schools and their agents in a socially prominent condition, while
supported schools and their agents are stigmatized, even though they have done a
good job. The use of discricionariety was identified in the variation of the criteria
used by each school to judge who among the different school agents should be
considered fit to receive the bonus provided in the Award. Without breaching the
rules, schools found loopholes to boost the agents considered most deserving
because they contributed to the learning of the class responsible for school
awards. It was also verified that, in spite of the fact that PENDez aims to
strengthen Paic actions, combat educational inequalities and improve school
performance, its meritocratic component, which gives social prestige to the
award-winning schools, has a negative impact on the agents school students and,
especially, the students of the supported schools, as reported by the implementing
agents.