XINFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital
Título: THEOLOGY, EDUCATION AND CATHOLIC SCHOOLS: A NECESSARY DIALOGUE Autor: GLORIA FATIMA COSTA DO NASCIMENTO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
VERA MARIA FERRAO CANDAU - ADVISOR
Nº do Conteudo: 4142
Catalogação: 18/11/2003 Liberação: 18/11/2003 Idioma(s): PORTUGUESE - BRAZIL
Tipo: TEXT Subtipo: THESIS
Natureza: SCHOLARLY PUBLICATION
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=4142&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=4142&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.4142
Resumo:
Título: THEOLOGY, EDUCATION AND CATHOLIC SCHOOLS: A NECESSARY DIALOGUE Autor: GLORIA FATIMA COSTA DO NASCIMENTO
Nº do Conteudo: 4142
Catalogação: 18/11/2003 Liberação: 18/11/2003 Idioma(s): PORTUGUESE - BRAZIL
Tipo: TEXT Subtipo: THESIS
Natureza: SCHOLARLY PUBLICATION
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=4142&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=4142&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.4142
Resumo:
This study analyzes the interaction between Theology and
Education in the activities and procedures of Catholic
schools. With this objective, the study was carried out in
Catholic schools with theologians amongst their staff or
acting as consultants for a period of time. The principal
focus was in understanding how a university graduate with a
Theology degree is perceived. A related interest was in
finding out whether the theme of pastoral schooling,
grounded in the Theology of Liberation and emphasizing
education for justice and freedom, is still a potent force,
35 years after its initiation, or has become obsolete. In
order to achieve this objective, interviews were conducted
with the headmasters, the teachers of religious studies and
the theologians who work in these Catholic schools. School
documents, such as the political-pedagogic project, rules
and norms etc., were also analyzed. The study shows that
new themes have been developed by Catholic schools wanting
to develop pastoral work, including religious pluralism,
secularism and the new family structure. The conclusion of
the study is that Theology, through the figure of the
university graduate with a bachelors degree in Theology,
has a lot to contribute to the new problems faced by
Catholic schools. Theologians, acting in the schools
studied, have maintained a permanent dialogue with
pedagogic themes, thus facilitating the construction of a
real educational community. This leads us to believe in the
fruitfulness of a dialogue between Theology and Education.
Descrição | Arquivo |
COVER, ACKNOWLEDGEMENTS, RESUMO, ABSTRACT AND SUMMARY | |
CHAPTER 1 | |
CHAPTER 2 | |
CHAPTER 3 | |
CHAPTER 4 | |
CHAPTER 5 | |
REFERENCES AND ANNEX |