XINFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital
Título: THE INFLUENCE OF COMPUTER USE IN SCHOOL IN THE CHILDREN POSTURAL CONSTRAINTS, FROM AN ERGONOMICS PERSPECTIVE Autor: CLAUDIA BORGES E SOUZA PARAIZO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
ANAMARIA DE MORAES - ADVISOR
Nº do Conteudo: 15787
Catalogação: 21/06/2010 Liberação: 21/06/2010 Idioma(s): PORTUGUESE - BRAZIL
Tipo: TEXT Subtipo: THESIS
Natureza: SCHOLARLY PUBLICATION
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=15787&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=15787&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.15787
Resumo:
Título: THE INFLUENCE OF COMPUTER USE IN SCHOOL IN THE CHILDREN POSTURAL CONSTRAINTS, FROM AN ERGONOMICS PERSPECTIVE Autor: CLAUDIA BORGES E SOUZA PARAIZO
Nº do Conteudo: 15787
Catalogação: 21/06/2010 Liberação: 21/06/2010 Idioma(s): PORTUGUESE - BRAZIL
Tipo: TEXT Subtipo: THESIS
Natureza: SCHOLARLY PUBLICATION
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=15787&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=15787&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.15787
Resumo:
This research deals with the influence of the computer use in schools related to
the children posture, in an ergonomic point of view. The research tries to identify
probable causes for the children early postural constraints, relating it to the sedentary
behavior and the lack of an ergonomic project in schools. The survey involved 186
children, between 8 and 12 years old, students of a private school in Rio de Janeiro.
An historical and theoretical school furniture research was conducted as well as a
survey with the students and teachers, computer postural evaluation, ergonomic
evaluation (RULA method), and observations in the computer classroom. We
conclude with a survey that despite the children had constraints in postural
assessments and school furniture needs a major ergonomic action, the time that
children use the computer at school is small compared with the time of use at home
and therefore insufficient to be the main cause of quantified commitments, thus the
study of computer use at home as a development and continuity of this research.
Descrição | Arquivo |
COVER, ACKNOWLEDGEMENTS, RESUMO, ABSTRACT, SUMMARY AND LISTS | |
CHAPTER 1 | |
CHAPTER 2 | |
CHAPTER 3 | |
CHAPTER 4 | |
CHAPTER 5 | |
CHAPTER 6 | |
CHAPTER 7 | |
CHAPTER 8 |