XINFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital
Título: READING AND WRITING PRACTICES IN A CONTEMPORARY SCHOOL: HANDWRITING, PRINT AND DIGITAL Autor: ANA MARIA BASTOS LOUREIRO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
MARIA INES G F MARCONDES DE SOUZA - ADVISOR
Nº do Conteudo: 14326
Catalogação: 06/10/2009 Liberação: 06/10/2009 Idioma(s): PORTUGUESE - BRAZIL
Tipo: TEXT Subtipo: THESIS
TRABALHO PREMIADO
Natureza: SCHOLARLY PUBLICATION
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=14326&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=14326&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.14326
Resumo:
Título: READING AND WRITING PRACTICES IN A CONTEMPORARY SCHOOL: HANDWRITING, PRINT AND DIGITAL Autor: ANA MARIA BASTOS LOUREIRO
Nº do Conteudo: 14326
Catalogação: 06/10/2009 Liberação: 06/10/2009 Idioma(s): PORTUGUESE - BRAZIL
Tipo: TEXT Subtipo: THESIS

Natureza: SCHOLARLY PUBLICATION
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=14326&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=14326&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.14326
Resumo:
This thesis intends to describe the reading and writing practices of High
School teachers and students in a private school located in Rio de Janeiro´s south
zone, in face of contemporary world’s challenges and demands, as well as its
consequences in education and, specifically, at the school. These practices,
whether they are social, politic or at the school environment, are important only as
far as they make sense, the sense that is given to them by the subjects that take
them up for themselves, generating different interpretations. The questions that
permeated the development of this research tried to figure out the meaning of
these practices, the representations they produced, and how these practices were
built, historically and socially. In this sense, I chose to use the qualitative research,
of ethnographic bias, as the theoretical-methodological approach, in which the
participating observation and semi-structured interviews imposed themselves as
the main tools. It is fundamental to perceive that these questions pertain to the
History of the Cultures, the history of the reading and writing practices, as well as
to Anthropology. Other questions appeared in the middle of the analysis of these
practices, in terms of the perception one has of the school nowadays, mainly
trying to identify how the development of new technologies influences how we
think and conceiving knowledge, as well as how the school and its subjects
position themselves on the subject of the contemporary´s world demands. The
way these actors behave when facing the resources of the digital era, how they use
the World Wide Web communication and information tools, and what they think
of this technological revolution makes us face the new and the unforeseen, were
some questions also present in this research.