XINFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital
Título: NELSON FELIX: CROSS, TIME AND EMPTINESS Autor: MONICA PEIXOTO WELKER
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
RONALDO BRITO FERNANDES - ADVISOR
Nº do Conteudo: 12487
Catalogação: 14/11/2008 Liberação: 14/11/2008 Idioma(s): PORTUGUESE - BRAZIL
Tipo: TEXT Subtipo: THESIS
Natureza: SCHOLARLY PUBLICATION
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=12487&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=12487&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.12487
Resumo:
Título: NELSON FELIX: CROSS, TIME AND EMPTINESS Autor: MONICA PEIXOTO WELKER
Nº do Conteudo: 12487
Catalogação: 14/11/2008 Liberação: 14/11/2008 Idioma(s): PORTUGUESE - BRAZIL
Tipo: TEXT Subtipo: THESIS
Natureza: SCHOLARLY PUBLICATION
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=12487&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=12487&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.12487
Resumo:
In 2005, Nelson Felix exhibited at the Imperial Paço in Rio
de Janeiro the
Trilogies of the Cross, of Time, of Emptiness which express
the artist`s regard over
his own work throughout twenty five years. The selected
themes - time, void and
cross - do not constitute autonomous approaches or
researches, on the contrary,
they intertwine and superpose. The works related to the
cross establish a critic
dialogue with the site-specific as part of the art
expansion movement seizing the
60`s historical landscape, more specifically, Minimal Art
and Land Art. Nelson Felix
adopts the coordinates system and considers the
displacement referred to the
ecliptic like strategies to overcome the composition,
converting them in elements that
structure his poetics. Thus, the sites and the works absorb
localization parameters,
data that refers to an incommensurable order that escapes
to our perception. The
question of time presents itself through the complex
texture that includes, beyond
scientific data and technological artifacts, the symbolic
meanings of matter and the
study of human anatomy and ancestral cultures resulting,
sometimes, in strange
hybrid forms that resists to an easy comprehension, but
emblematically represents
the work as a whole. The nature is taken like an
experimental field and constitutes
the creative activity but not the object, constantly
ephemeral, that remains. The
research considers the singular way that Nelson Felix
articulates the questions
related with the tradition and the expanded field of
sculpture, associating the
procedures and the symbolic references to the themes:
cross, time and emptiness.
The Trilogies format has oriented the structure of the
dissertation considering the
intrinsic logic of its arrangements.
Descrição | Arquivo |
COVER, ACKNOWLEDGEMENTS, RESUMO, ABSTRACT, SUMMARY AND LIST OF FIGURES | |
CHAPTER 1 | |
CHAPTER 2 | |
CHAPTER 3 | |
CHAPTER 4 | |
CHAPTER 5 | |
REFERENCES |