$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC |



Título: NELSON FELIX: CROSS, TIME AND EMPTINESS
Autor: MONICA PEIXOTO WELKER
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  RONALDO BRITO FERNANDES - ADVISOR
Nº do Conteudo: 12487
Catalogação:  14/11/2008 Liberação: 14/11/2008 Idioma(s):  PORTUGUESE - BRAZIL
Tipo:  TEXT Subtipo:  THESIS
Natureza:  SCHOLARLY PUBLICATION
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=12487&idi=1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=12487&idi=2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.12487

Resumo:
In 2005, Nelson Felix exhibited at the Imperial Paço in Rio de Janeiro the Trilogies of the Cross, of Time, of Emptiness which express the artist`s regard over his own work throughout twenty five years. The selected themes - time, void and cross - do not constitute autonomous approaches or researches, on the contrary, they intertwine and superpose. The works related to the cross establish a critic dialogue with the site-specific as part of the art expansion movement seizing the 60`s historical landscape, more specifically, Minimal Art and Land Art. Nelson Felix adopts the coordinates system and considers the displacement referred to the ecliptic like strategies to overcome the composition, converting them in elements that structure his poetics. Thus, the sites and the works absorb localization parameters, data that refers to an incommensurable order that escapes to our perception. The question of time presents itself through the complex texture that includes, beyond scientific data and technological artifacts, the symbolic meanings of matter and the study of human anatomy and ancestral cultures resulting, sometimes, in strange hybrid forms that resists to an easy comprehension, but emblematically represents the work as a whole. The nature is taken like an experimental field and constitutes the creative activity but not the object, constantly ephemeral, that remains. The research considers the singular way that Nelson Felix articulates the questions related with the tradition and the expanded field of sculpture, associating the procedures and the symbolic references to the themes: cross, time and emptiness. The Trilogies format has oriented the structure of the dissertation considering the intrinsic logic of its arrangements.

Descrição Arquivo
COVER, ACKNOWLEDGEMENTS, RESUMO, ABSTRACT, SUMMARY AND LIST OF FIGURES  PDF
CHAPTER 1  PDF
CHAPTER 2  PDF
CHAPTER 3  PDF
CHAPTER 4  PDF
CHAPTER 5  PDF
REFERENCES  PDF
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui