XINFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital
Título: PUBLIC EDUCATION WAYS IN BRAZIL: DILEMMAS AND TENSIONS TOWARDS EMANCIPATORY EDUCATION Autor: SAMARA LIMA TAVARES MANCEBO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
ANGELA MARIA DE RANDOLPHO PAIVA - ADVISOR
Nº do Conteudo: 11623
Catalogação: 12/05/2008 Liberação: 12/05/2008 Idioma(s): PORTUGUESE - BRAZIL
Tipo: TEXT Subtipo: THESIS
Natureza: SCHOLARLY PUBLICATION
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=11623&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=11623&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.11623
Resumo:
Título: PUBLIC EDUCATION WAYS IN BRAZIL: DILEMMAS AND TENSIONS TOWARDS EMANCIPATORY EDUCATION Autor: SAMARA LIMA TAVARES MANCEBO
Nº do Conteudo: 11623
Catalogação: 12/05/2008 Liberação: 12/05/2008 Idioma(s): PORTUGUESE - BRAZIL
Tipo: TEXT Subtipo: THESIS
Natureza: SCHOLARLY PUBLICATION
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=11623&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=11623&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.11623
Resumo:
This dissertation has analyzed the Brazilian Public eaching
System since the 30`s until nowadays and tried to
understand some causes of its quality deficit
despite the improvements on the access to basic education
observed since the 80`s. Considering the causes of this
deficit it is possible to stress that Brazilian
education has been developed in a conservative pattern,
which is following the inverted citizenship rights
development in Brazil. This work followed the idea that
public education, as constituted, is not democratic, as it
does not make all individuals capable under the same
conditions, despite their cultural, income,
color or regional differences, what allows the social
inequalities to reflect on the school inequalities,
becoming natural inside school and reproducing the
inequalities outside it. In this case, the comprehension of
education as and to the exercising of citizenship rights,
associated to the realization that one of the reasons to
its deficient quality is exactly the exhaustion of its
condition of being a right, lead us to the conclusion that
one of the main alternatives to the deficiency of public
education in Brazil would be the establishment of education
oriented by the human and of citizenship rights. Education
that, by having its structure and pedagogical practice
oriented by rights, besides stimulating the development of
critic, autonomous and reflexive pedagogic individuals,
would favor the strengthening of the unprotected groups in
civil society, making them potential political subjects
aware of their rights and duties if citizenship, more
capable to political participation and to fight for their
rights.
Descrição | Arquivo |
COVER, ACKNOWLEDGEMENTS, RESUMO, ABSTRACT, SUMMARY AND LISTS | |
INTRODUCTION | |
CHAPTER 1 | |
CHAPTER 2 | |
CHAPTER 3 | |
CONCLUSION | |
BIBLIOGRAPHY |