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A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
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Coleção Digital
Título: LIMITES E POSSIBILIDADES DA EDUCAÇÃO ESPECIAL EM ESCOLAS COOPERATIVAS NA PERSPECTIVA DA TRANSFORMAÇÃO SOCIAL Autor: INES CRISTINA DI MARE SALLES
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
LEANDRO AUGUSTO MARQUES COELHO KONDER - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 9691
Catalogação: 21/03/2007 Liberação: 21/03/2007 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=9691&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=9691&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.9691
Resumo:
Título: LIMITES E POSSIBILIDADES DA EDUCAÇÃO ESPECIAL EM ESCOLAS COOPERATIVAS NA PERSPECTIVA DA TRANSFORMAÇÃO SOCIAL Autor: INES CRISTINA DI MARE SALLES
Nº do Conteudo: 9691
Catalogação: 21/03/2007 Liberação: 21/03/2007 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=9691&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=9691&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.9691
Resumo:
O estudo investigou o processo de atenção aos alunos com
deficiências em duas escolas cooperativas, uma de ensino
regular e outra especial. Buscou levantar as concepções de
mundo, trabalho, educação e as relações com o paradigma da
inclusão escolar. A pesquisa desenvolveu-se na perspectiva
qualitativa de cunho sócio-histórico, a qual acentua a
relevância social no universo científico. Assim, o diálogo
com os trabalhadores, a observação dos alunos e a análise
documental se articulou aos estudos teóricos para
explicitar as contradições da práxis, em uma espiral entre
o particular e o universal. A contribuição de Bakhtin
norteou o estudo fazendo emergir o texto e o contexto dos
projetos pedagógicos a partir de uma relação ativa entre a
pesquisadora e os sujeitos da pesquisa. Compõem esta
interlocução os principais pensadores contemporâneos que
tratam da temática sob a ótica da literatura de base
marxista. A pesquisa evidenciou como limite principal os
problemas socioeconômicos e a insipiência do próprio ramo do
cooperativismo educacional. Estas dificuldades interferem na
remuneração dos cooperados desafiando a manutenção destes
espaços escolares. Em termos de potencialidades foi
explicitada a afinidade entre os princípios dos projetos
pedagógicos e da autogestão com os ideais de uma sociedade
mais justa. Em relação ao projeto pedagógico, a
centralidade nos alunos vem sendo aprimorada e avaliada como
fundamental para os avanços no nível dos vínculos sociais e
na aprendizagem formal de todos, não só dos alunos com
deficiências.
Descrição | Arquivo |
CAPÍTULO 1 | |
CAPÍTULO 2 | |
CAPÍTULO 3 | |
CAPÍTULO 4 | |
CAPÍTULO 5 | |
CONSIDERAÇÕES FINAIS, REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E APÊNDICES |