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A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
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Coleção Digital
Título: TEXTO E CONTEXTO DA RELAÇÃO ALUNO, ESCOLA E SABER Autor: AUGUSTO CESAR ROSITO FERREIRA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
MENGA LUDKE - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 9273
Catalogação: 13/11/2006 Liberação: 13/11/2006 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=9273&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=9273&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.9273
Resumo:
Título: TEXTO E CONTEXTO DA RELAÇÃO ALUNO, ESCOLA E SABER Autor: AUGUSTO CESAR ROSITO FERREIRA
Nº do Conteudo: 9273
Catalogação: 13/11/2006 Liberação: 13/11/2006 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=9273&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=9273&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.9273
Resumo:
O estudo focaliza as relações entre alunos do ensino médio
de escola pública e
o saber escolar. Ele se inspirou prioritariamente na obra
de Bernard Charlot e
utilizou dois procedimentos básicos usados por ele em
várias pesquisas sobre o
tema: balanços do saber, efetuados pelos próprios
estudantes, e entrevistas
realizadas com eles, em grupo e individualmente. Um diário
de campo completou
os dados sobre os quais as análises foram feitas. As
constatações confirmam a
importância da origem sócio-econômica dos alunos em suas
relações com o saber,
como afirma Charlot, entre outros, mas sugere também
outros tipos de relações,
mais ligadas à valorização de certas disciplinas em
detrimento de outras, ou de
certas relações interpessoais de relevância na vida
acadêmica dos alunos
investigados. Como outras pesquisas já vêm constatando, o
estudo confirma que a
influência de fatores sócio-econômicos, ainda que muito
importante, entra em
combinação com outros fatores na definição das relações
entre os estudantes e o
saber escolar.
Descrição | Arquivo |
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT E SUMÁRIO | |
CAPÍTULO 1 | |
CAPÍTULO 2 | |
CAPÍTULO 3 | |
CAPÍTULO 4 | |
CAPÍTULO 5 | |
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E APÊNDICES |