XINFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital
Título: MARCADO NA PELE: CONSUMO, TATUAGEM E CULTURA DE MASSA UM ESTUDO SOBRE AS NARRATIVAS DO CONSUMO A PARTIR DAS TATUAGENS DE MARCAS DE PRODUTOS Autor: ANDREI MOLETTA SCHEINER
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
EVERARDO PEREIRA G ROCHA - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 9107
Catalogação: 05/10/2006 Liberação: 05/10/2006 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=9107&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=9107&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.9107
Resumo:
Título: MARCADO NA PELE: CONSUMO, TATUAGEM E CULTURA DE MASSA UM ESTUDO SOBRE AS NARRATIVAS DO CONSUMO A PARTIR DAS TATUAGENS DE MARCAS DE PRODUTOS Autor: ANDREI MOLETTA SCHEINER
Nº do Conteudo: 9107
Catalogação: 05/10/2006 Liberação: 05/10/2006 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=9107&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=9107&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.9107
Resumo:
O homem não pode lidar com o caos, tem medo daquilo que
não pode
controlar (seja técnica ou simbolicamente) e, por isso,
precisa imprimir sentido às
coisas, aos fatos e às pessoas para se sentir bem e
poder
viver. O corpo humano é
um dos espaços primordiais utilizados para a impressão e
a
narração de sentido: o
uso do corpo foi importante, em todos os tempos, como
instrumento simbólico e
narrativa cultural. Entre as muitas práticas de
utilização
do corpo está a tatuagem:
modo de se inscrever desenhos sob a pele. Na sociedade
contemporânea, o
fenômeno do consumo se apresenta como poderosa instância
de fornecimento de
sentido e classificação, operando em todos os espaços
sociais, especialmente
através da comunicação de massa. Relacionar corpo,
consumo
e comunicação
pode ser portanto uma estratégia positiva para o estudo
da
relação entre sociedade
e sentido. O que acontece quando unimos corpo, consumo,
tatuagem e
publicidade? Esta dissertação investiga a prática da
tatuagem de marcas de
produtos e/ou empresas na pele, como forma de operação
socializante e
individualizante - um interessante caminho para a
compreensão das relações
sociais promovidas pelo consumo e pelo corpo em nossa
sociedade
contemporânea.
Descrição | Arquivo |
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT E SUMÁRIO | |
CAPÍTULO 1 | |
CAPÍTULO 2 | |
CAPÍTULO 3 | |
CAPÍTULO 4 | |
CAPÍTULO 5 | |
BIBLIOGRAFIA, ANEXO E LISTA |